Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Varejo tem queda inesperada e mostra recuperação mais lenta da economia

O varejo brasileiro encolheu 0,2% em fevereiro, movimento inesperado no pior desempenho para o mês em três anos, sinalizando que a reação da economia ainda é lenta, marcada  pelo mercado de trabalho fraco.

No mês anterior, as vendas do comércio haviam avançado 0,8%, mesma variação esperada para fevereiro pelos analistas ouvidos pela Reuters.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve alta de 1,3% nas vendas, também pior do que o avanço projetado pelos economistas de 3,5% e o mais fraco desde março de 2017 (-3,2%).

“O mercado de trabalho está por trás desse movimento lento e gradual de vendas. É menos gente consumindo”, explicou a gerente da pesquisa no IBGE, Isabella Nunes, acrescentando que o consumo também foi afetado devido ao período de férias e de pagamentos de impostos.

“A recuperação está mais lenta e gradual desde o início do segundo semestre do ano passado. O varejo mantém trajetória de recuperação se olharmos para um período mais longo, mas perde ritmo na margem”, completou.

Em fevereiro, o destaque negativo das vendas ficou exatamente para o setor de maior peso para o varejo. As vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo contraíram 0,6% em relação ao mês anterior.
 
Combustíveis e lubrificantes apresentaram o quarto resultado negativo seguido com queda nas vendas de 1,4% em fevereiro.

O varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, apresentou perdas de 0,1% no mês.

Fonte: Reuters