Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Vale a Pena Ler de Novo – Lição de vida: Conseguiu realizar o sonho de se tornar professora aos 79 anos de idade

Matéria publicada no dia 15 de dezembro de 2011

Quando criança, Iraci Gomes da Costa Marques brincava de escolinha com as colegas e alimentava um sonho que se tornaria realidade algumas décadas depois: Ser professora. Nascida no interior do Ceará, mas, residente no município de Salgueiro, dona Iraci, como é conhecida na cidade, teve uma infância difícil, sem oportunidades de estudo, mas nunca desistiu dos sonhos. Numa carta emocionante enviada para nossa redação na manhã desta quinta-feira (15), ela conta que aprendeu a ler e escrever brincando de escolinha com as amiguinhas. Na infância tomou gosto pela arte de ensinar e alimentou o sonho de ser professora por muito tempo, sem ter condições financeiras de realizá-lo.

Aos 21 anos Iraci casou-se e deu à luz seis filhos, dos quais conseguiu formar quatro, com muita dificuldade. “Pensei que estava realizada”, afirma. Já na terceira idade, dona Iraci viu a oportunidade de ingressar nos estudos com o programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA). “Por incentivo de uma amiga resolvi me matricular pra ter pelo menos o segundo grau”, lembra. Com 73 anos a personagem desta reportagem começou a fazer o primário na Escola Manoel Leite, mas como sabia ler e escrever a unidade escolar fez um teste muito difícil com ela, realizado com êxito pela batalhadora senhora.

A cearense naturalizada em Salgueiro conta que estudou o ensino fundamental através do EJA na Escola Manoel Leite durante um ano e meio, em seguida ingressou no ensino médio e conclui no mesmo espaço de tempo. Para muitos jovens terminar o segundo grau já seria o suficiente para abandonar os estudos, no entanto, dona Iraci ainda trazia guardada no coração a vontade de ensinar, de seguir a carreira de professora. “Em 2008 tive a coragem de enfrentar um vestibular na FACHUSC, concorrendo uma vaga no curso de Pedagogia com 120 pessoas”, declara dona Iraci, que fez o vestibular e passou na 13ª colocação.

Aquela garotinha que não teve oportunidades de estudar na infância entrou na faculdade aos 75 anos, sob o olhar espantado de dezenas de jovens, a maioria com idades entre 20 e 30 anos. Quatro anos depois finalmente conseguiu realizar o sonho de ter um diploma de professora. Nesta quinta-feira ela se forma com uma grande festa para amigos e convidados. Uma prova viva de que nunca devemos desistir de nossos sonhos, mesmo diante de todas as dificuldades e das pessoas negativas. Nunca é tarde para lutar por aquilo que almejamos.

Por Chico Gomes

6 comentários sobre “Vale a Pena Ler de Novo – Lição de vida: Conseguiu realizar o sonho de se tornar professora aos 79 anos de idade

  1. Marcus Vinícius

    Parabéns.É de exemplos como este que a nossa sociedade precisa,pessoas dedicadas a um propósito digno e salutar.

  2. da Paz Gomes de Mirandiba

    QUE ISSO SIRVA DE LIÇÃO PARA MUITOS QUE Ñ QUEREM ESTUDAR É MUITO LINDO, ONDE ALGUNS FUGI DA ESCOLA PARA SE DROGAREM. ISSO SIM É UMA LIÇÃO DE VIDA.

  3. Lary

    “Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer.”
    Parabéns Dona Iraci!!