Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Uerj suspende ano letivo de 2017 por tempo indeterminado

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) decidiu nesta segunda-feira (31) que não voltará às aulas. A decisão foi tomada pelo conselho de diretores da universidade e as atividades foram suspensas. Não há previsão para iniciar o primeiro semestre letivo de 2017.

O reitor, Ruy Garcia Marques, informou que não há condições de retomar as aulas por causa do atraso nos salários de funcionários e pagamentos das bolsas para estudantes. Além disso, professores e alunos não têm dinheiro para o transporte até à Uerj. De acordo com uma nota emitida, a Uerj atingiu “um patamar insuportável que impede a universidade de bem exercer suas funções de ensino, pesquisa e extensão”.

Outro assunto abordado na reunião foi o restaurante universitário que permanece fechado. A Uerj consultou mais de 50 empresas, mas nenhuma delas quis participar da seleção para assumir o serviço. As empresas temem ficar sem pagamento do Governo do Estado do Rio.

As empresas terceirizadas, responsáveis pelos serviços de limpeza e segurança da universidade, continuam trabalhando, mesmo com atrasos nos repasses pelo governo.

Justiça obriga Pezão a pagar funcionários

O juiz Alberto Nogueira Júnior, da 10ª Vara Federal do Rio, intimou o governador Luiz Fernando Pezão a cumprir, em até 48 horas, a liminar que obriga o estado a pagar os salários dos servidores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Em caso de descumprimento da decisão, está pervista multa de R$ 1 mil por dia. A medida foi tomada no dia 28 de junho.

O magistrado já havia concedido liminar no dia 21 de junho, atendendo a uma solicitação da seccional Rio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), obrigando o governo do Rio a pagar o salário de professores e servidores da Uerj junto com o dos demais profissionais de educação. No entanto, a medida foi suspensa no dia 12 de julho.

Fonte: G1