Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Tragédia com Chapecoense deixa mundo do esporte de luto

A queda do avião com a equipe da Chapecoense – maior tragédia aérea envolvendo um time de futebol da história – deixou o mundo do esporte de luto nesta terça-feira (29/11). A aeronave caiu no início da madrugada nos limites da cidade de La Unión, no departamento de Antioquia, na Colômbia, deixando 71 mortos e seis sobreviventes, segundo balanço final das autoridades colombianas.

O avião, da empresa aérea boliviana Lamia e que havia sido fretado pelo clube catarinense, perdeu contato com a torre de controle ao sobrevoar uma região montanhosa nas proximidades de Medellín, no noroeste do país, minutos antes da queda. Autoridades investigam uma possível falha elétrica, o que teria levado o piloto a descartar combustível antes de tentar um pouso forçado. Também há a suspeita de que a falta de combustível tenha provocado o acidente.

Por volta das 22h de segunda-feira (hora local), a aeronave se chocou com uma montanha conhecida como Cerro Gordo e se partiu em três, ficando completamente destruída. As duas caixas-pretas do avião foram localizadas sem nenhuma perda e devem ajudar a entender as causas da tragédia.

O time da Chapecoense viajava para Medellín, onde disputaria a primeira das duas partidas finais da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional, da Colômbia, nesta quarta-feira. A equipe planejava chegar à cidade colombiana num voo fretado vindo diretamente de Chapecó, mas foi impedida pela Anac. Assim, decidiu embarcar num voo comercial, duas horas mais tarde, de São Paulo para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Da cidade boliviana, a equipe partiu, então, num voo fretado a Medellín.

Fonte: Terra