Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Torcedores se envolvem em confusão no Bairro do Recife

Era pra ser um dia de festa ou, ao menos, de uma despedida honrosa ao sonho do hexa da Copa do Mundo. Era. O Bairro do Recife, refúgio dos torcedores apaixonados – não só do Brasil, mas de outras nações que também acompanharam os seus países no telão da Fan Fest – viveu momentos totalmente opostos ao clima amistoso do Mundial.

Para abrigar todo o público de maneira confortável, a Fan Fest do Cais da Alfândega limitou a entrada dos torcedores, fechando suas entradas quase uma hora antes de o jogo começar, quando foi atingida a capacidade de cinco mil espectadores. A Prefeitura do Recife instalou ainda um telão na avenida Rio Branco no intuito de evitar aglomerações, dividindo a população.

Os gols relâmpagos da Alemanha e o futebol ruim apresentado pelo time Canarinho, no entanto, inflamaram os ânimos dos pernambucanos. No momento do quarto gol germânico, um grupo de brasileiros com os rostos pintados nas cores da Alemanha, iniciou uma comemoração na avenida Rio Branco, causando uma briga generalizada. Viaturas policiais e homens da cavalaria tiveram dificuldade para conter a confusão, responsável por esvaziar o local em poucos minutos.

Na ocasião, um policial ficou ferido após ser derrubado do cavalo, que escorregou, e foi removido de ambulância. Patrulhas que estavam em ação no Coque e bairros próximos foram deslocadas para reforçar a segurança. Apesar de todo o alvoroço causado, não houve detidos.
O ambiente no Cais da Alfândega fez jus ao nome do evento que sedia. A Fan Fest proporciona celebração, independentemente do resultado do jogo a ser exibido. Evidentemente que a multidão presente se preparou para uma festa em verde e amarelo. E os seguranças tiveram que redobrar a atenção. Afinal, apesar da chuva que caiu na cidade, não faltaram torcedores.

Aqueles que levaram bebidas em garrafas de vidro só entraram no espaço após despejarem o líquido em garrafas plásticas. Havia pontos de trocas de garrafas nas três entradas da Fan Fest. Porém, diferentemente do que ocorreu na avenida Rio Branco, não houve registros de confusões. O que de mais grave aconteceu foi um princípio de tumulto, logo contido pelos policiais militares. O placar do jogo ajudou a manter o controle. Afinal, a cada gol que a Alemanha fazia, mais e mais torcedores deixavam o local, enquanto a festa ia, aos poucos, chegando ao fim.

Fonte: Folha de PE