Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

STF absolve oito condenados do mensalão do crime de quadrilha

O STF (Supremo Tribunal Federal) absolveu do crime de formação de quadrilha, nesta quinta-feira (27), oitos condenados no julgamento do mensalão. Por maioria de seis votos a cinco, os ministros consideraram que não há provas que indiquem que os envolvidos no esquema constituíram uma quadrilha para desviar recursos públicos e comprar apoio parlamentar.

A decisão altera entendimento firmado durante o julgamento no ano passado, quando a Corte tinha composição diferente — ainda não tinham chegado ao STF os ministros Teori Zavascki e José Roberto Barroso, que votaram pela absolvição dos condenados e foram determinantes para a alteração nas penas.

Além de Zavascki e Barroso, votaram pela absolvição Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber. Foram votos vencidos os ministros Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e o presidente do STF, Joaquim Barbosa, que criticou a “maioria de circunstância formada sob medida para jogar por terra um trabalho primoroso levado por esta Corte no segundo semestre de 2012″.

Dirceu

A alteração das penas permite que o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, preso na Penitenciária da Papuda, em Brasília, desde novembro do ano passado, continue cumprindo sua pena de sete anos e 11 meses em regime semiaberto. Também foram beneficiados pela decisão o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-presidente do partido José Genoino e os ex-dirigentes do Banco Rural Kátia Rabello e José Roberto Salgado, além do operador do mensalão, Marcos Valério, e seus ex-sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach.

Ao constituir a maioria pelas absolvições, a ministra Rosa Weber disse que “não basta, para a configuração deste delito [formação de quadrilha], que mais de três pessoas pratiquem delitos”. Segundo ela, “é necessário que esta união se faça para a específica prática de crimes”.

Votando para reafirmar as condenações, o ministro Marco Aurélio Mello lembrou o resultado do primeiro julgamento do STF sobre o crime de formação de quadrilha no mensalão, quando a maioria dos ministros se posicionou a favor da condenação.

— Cabe indagar, julgamos segundo critério de plantão? A resposta, presidente, e devemos honrar até mesmo os dois colegas que já não integram o colegiado, é desenganadamente negativa. O nosso pronunciamento se fez a partir da prova. E da prova, a meu ver, contundente, quanto à existência, não de uma simples coautoria, mas quanto à existência do crime previsto no artigo 288 do Código Penal.

Fonte: R7

Um comentário sobre “STF absolve oito condenados do mensalão do crime de quadrilha

  1. Atanael

    “O combustível do PT é o ódio”

    Existe uma indústria do ódio no Brasil onde as pessoas são adestradas para defender qualquer coisa em seu Ego e que às leva incondicionalmente a ter que lutar contra alguém para exercer esta defesa.

    No Brasil do PT as pessoas estão em conflito por causa da cor da pele, do sexo, da opção sexual, das ideologias políticas, da religião, do local de nascimento e até mesmo do time que torcem

    Por mais que todos estes conflitos sempre existissem e eventualmente resultassem em algo mais gravoso, nunca houve a exploração política destas relações humanas através da propaganda com o espírito do ideal revolucionário comunista como tem feito o PT.

    O PT está jogando brasileiros contra brasileiros e o Brasil está ludibriado pela propaganda da defesa de algo que não importa, o Ego, e do que não existe, estas lutas de classes criadas com o intuito de fomentar o caos social.

    O PT separou os brasileiros e no Brasil do PT não há mais brasileiros tentando formar uma nação. No Brasil do PT há o negro lutando contra o racismo que dizem que o branco tem contra ele, há a mulher lutando contra o machismo que dizem que o homem tem contra ela, há o ateu lutando contra o preconceito que dizem que o cristão tem contra ele, há o nordestino lutando contra o preconceito que dizem que o sulista tem contra ele, há o pobre lutando contra o sistema de opressão que dizem que o rico impõe sobre ele, há o homossexual lutando contra o preconceito que dizem que o cristão tem contra ele e há sempre alguém lutando contra alguém.

    Os brasileiros se olham e não vêem um irmão brasileiro que faz parte do mesmo país e que está junto na construção de uma nação. O brasileiro olha para o brasileiro e vê nele um inimigo, alguém que necessariamente tem algo contra ele por ele ter certa cor de pele, religião, opção sexual, ideologia política, nível social e uma infinidade de classificações. O brasileiro está odiando o brasileiro como jamais odiou e tudo isto é propaganda do PT que serve ao projeto de poder do partido.

    O ódio move multidões. As pessoas fazem grandes manifestações pelo ódio que chamam de “sede de justiça”, mas nada fazem por Amor, o que só mostra o quanto o mundo é um lugar de bestas humanas. As pessoas se sentem maiores por odiarem alguém, não por amar, perdoar, compreender ou tolerar.

    O PT sabe disto, por isto não trabalha o perdão, trabalha a revolta. Com Amor e perdão não existe comunismo. O ódio une mais as pessoas que o Amor e o PT também sabe disto, assim como sabe que pessoas unidas contra um inimigo em comum representam votos em massa.

    Dizendo às pessoas de um grupo que as pessoas de outro grupo às odeiam por qualquer coisa (cor da pele, opção sexual, classe social, religião etc.), as pessoas deste grupo se unirão e votarão em quem lhes for apresentado como representante da classe, sendo que este representante fará necessariamente parte de um partido político que necessariamente ganhará representatividade e poder através da eleição do candidato. É algo extremamente estúpido, mas funciona. O inimigo é imaginário, o salvador é imaginário, mas o voto e o poder são reais.

    É ignorância dizer que uma pessoa é homofóbica por ser contra o homossexualismo ou contra o casamento entre homossexuais, que é racista por preferir uma relação privada com pessoas de determinada cor de pele, que é islamofóbica por ser contra o islamismo e que toda opinião contrária ao Ego do ser que se vitimiza é um preconceito, um racismo ou uma fobia; assim como é burrice das grandes igualar uma opinião ou uma escolha a um ataque físico ou verbal. Ninguém se preocupa com a verdade, mas todos se preocupam com o próprio Ego. A verdade de que uma opinião não é um preconceito, um racismo ou uma fobia não interessa ser divulgada, pois a partir do momento em que as pessoas entendessem que a opinião é um direito de cada um não haveria mais a instrumentalização política do Ego e assim o sistema petista perderia uma de suas locomotivas eleitorais. Desta forma os tentáculos petistas trabalham para emburrecer as pessoas para que a cada manifestação de pensamento ou escolha haja um débil mental para sair gritando que aquilo é um preconceito, um racismo ou uma fobia. Ditaduras são assim, não toleram divergências.

    O PT vive de propaganda e a propaganda é a alma do PT. É a propaganda que faz a opinião de uma pessoa sobrepor-se à de milhões de pessoas que pensam de forma contrária e faz estas milhões pensarem que estão erradas por pensarem o que pensam. Comunismo é ditadura e ditadura é isto: a opinião de um se tornar lei para todos. Se o líder do partido comunista que está no poder em um país que vive pelo regime comunista achar que ingerir leite com pepino é crime porque mata e o partido vai ter que gastar com a cremação de corpos, será crime. A elite dominante – esta de que todos gostam de falar mas que ninguém sabe quem é – é a cúpula do partido, o pessoal que dita as regras. A propaganda petista é covarde, pois não dá margem à defesa. O brasileiro está completamente emburrecido e não tem ciência do que lhe está sendo doutrinado. Qualquer criança já sabe berrar “preconceito”, “racismo” e “fobia” e sabe que deve fazer parte de um grupo para lutar contra algo qualquer, mas ninguém sabe a importância em todo o mundo da liberdade de expressão, da individualidade, da paz interior e da fé.

    O mundo e o Brasil estão em transformação. Não a transformação natural decorrente da própria lei da vida – a mudança -, mas uma que resiste e vai de encontro à lei da evolução. Existem duas forças atuando na Terra. Uma trabalha pela evolução da humanidade e outra contra. Todo o progresso que o planeta custou tanto para ter está para ser jogado fora e tudo será feito pela escolha dos próprios humanos. A humanidade logo colherá um mundo que representará na matéria o que ela tem semeado no plano mental: uma prisão no nada. O mundo tem seus problemas e é indubitavelmente atrasado, mas tem suas boas coisas e o que deu certo. Em todo o planeta há uma ditadura da opinião, onde só uma forma de pensar é válida e todos que pensam diferente são demonizados por isto e tudo se fulcra na ignorância. Quando alguém não pode manifestar a sua opinião porque ela vai de encontro à verdade universal plantada pelo partido que governa o país e todo mundo tenta lhe calar a boca, pelos mais diversos meios, todos estão vivendo uma ditadura e ninguém à exceção dos chefões do partido será beneficiado com isto.

    O combustível do PT é o ódio e o PT subsiste e vive disto, pois se não fosse a propaganda do “trabalhador votando em trabalhador contra a elite do mal” o PT jamais teria tomado a chefia do Poder Executivo do Brasil. O Brasil foi alienado em massa para que acreditasse que existia uma tensão entre ricos e pobres e que os pobres deveriam se unir para votar em “alguém como eles” para “dar uma resposta” “à esta gente”. Ainda hoje existem descerebrados que acreditam que o PT representa os pobres humildes do bem contra os ricos arrogantes do mal que têm prazer em ver o pobre andando de ônibus. Se uma mula candidata ao governo das mulas tentasse convencer as outras mulas a escolhê-la usando uma argumentação assim, nem sequer as mulas acreditariam em tamanha imbecilidade. Resultado da imbecilidade em massa de um país, há o Brasil do PT, um país onde as pessoas estão a todo segundo preparadas para agir em autodefesa antes que alguém faça ou fale algo contra elas. Se você não odeia ninguém e ninguém odeia você, não se preocupe: o PT tem alguém para você odiar e alguém para odiar você.