Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Sobrepreço em ‘PAC das Favelas’ supera propina atribuída a Cabral

O Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) aprovou em sessão plenária nesta terça-feira (24) decisão em que afirma ter ocorrido superfaturamento de R$ 219,9 milhões nas obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em três favelas da capital. A decisão foi tomada com base em relatórios da CGU (Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União).

Os dados do órgão federal mostram que o sobrepreço encontrado nas obras na Rocinha, Manguinhos e Complexo do Alemão superam a propina cobrada pelo ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), segundo o Ministério Público Federal.

Os documentos da CGU indicam que o sobrepreço nas três obras foi de 19,6% do valor total dos contratos, de R$ 1,12 bilhões após aditivos. Elas foram bancadas parcialmente com dinheiro federal, por meio do PAC. O MPF afirma que Cabral cobrou 5% de propina sobre os contratos das obras. Outro 1% era a “taxa de oxigênio” exigida pelo então subsecretário de Obras, Hudson Braga. Os dois estão presos desde a deflagração da Operação Calicute, em novembro.

Fonte: Folhapress