Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Sob pressão da China, Obama direciona foco para América Latina

obamaO presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, viaja para a América Latina nesta semana em busca de reafirmar a liderança econômica dos EUA numa região onde Washington enfrenta uma crescente concorrência com a China.

Em sua primeira viagem ao sul da fronteira em quase dois anos, Obama visitará uma região onde muitos duvidam que um presidente preocupado com os problemas internos e as crises no Oriente Médio e no Japão tenha muito a oferecer à América Latina, que cada vez mais busca uma voz independente.

Entre 19 e 23 de março, Obama passará pelo Brasil, maior potência regional, pelo Chile, que é um caso de sucesso das práticas de livre mercado, e pelo pequeno El Salvador.

O desafio de Obama será convencer os latino-americanos de que, em lugar de ser o “quintal” dos EUA, a América Latina é vista como uma prioridade para o comércio e o investimento, num momento em que a China está tomando a iniciativa na região.

A viagem também tem importantes implicações políticas domésticas. A Casa Branca descreve a América Latina como um mercado fértil para maiores exportações, o que geraria empregos nos EUA – algo que será crucial para Obama na disputa pela reeleição no ano que vem.

Mas a América Latina, com um crescimento econômico bem superior à recuperação dos EUA, está se diversificando economicamente e mostrando que não está mais disposta a seguir os ditames de Washington.

“Não podemos ignorar o Hemisfrio Ocidental, nem podemos tomá-lo como certo, porque outras pessoas estão se movendo de forma muito rápida e eficaz”, disse Eric Farnsworth, vice-presidente do Conselho das Américas.

Fonte: O Globo