Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Setranvasf anuncia melhorias no transporte coletivo de Petrolina

Representantes do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Passageiros do Vale do São Francisco (Setranvasf) classificaram 2015 como um ano de muitas mudanças positivas no trânsito e no transporte coletivo, divulgando melhorias e novidades para o próximo ano. Segundo a gestora do órgão, Josiclea Rodrigues, uma das novidades é que todos os veículos terão uma nova identidade visual, com cores e a marca padronizada MobiPetrolina, que irá facilitar a visualização por parte dos usuários. Esse plano não se restringe apenas aos ônibus, mas também a táxis e mototáxis que estão sob a gestão da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC).

Já a partir de março será possível recarregar o cartão BIP (Bilhete Integrado de Passageiros) pelo aplicativo Cittamobi, que foi criado em setembro e mostra informação em tempo real sobre os horários dos ônibus, permitindo que o passageiro possa se programar em seus deslocamentos. Com objetivo de incentivar o uso do BIP, a Setranvasf oferece um desconto de R$ 0,10 por viagem nos dias úteis e sábados. Nos domingos é possível fazer o uso da Tarifa Lazer de R$ 1,50.

Petrolina conta com a biometria para passageiros com direito a gratuidade. Essa tecnologia evita fraudes que poderiam onerar as passagens dos pagantes. Josiclea ainda salienta que nos últimos dois anos, mais de 60% da frota foi renovada e que apenas este ano foram 27 novos veículos. Toda a frota de coletivos de Petrolina passou a ser abastecida com diesel S-10, combustível mais caro, mas que diminui em até 98% as emissões de óxido de nitrogênio. Os ônibus são 100% monitorados por GPS e todas as viagens são fiscalizadas eletronicamente.

Outro ganho para o usuário foi a implantação da faixa exclusiva para ônibus na Avenida Guararapes, que permitiu um ganho de aproximadamente 20% no tempo gasto pelos coletivos para percorrer o trecho. Todas essas ações fazem parte de um Plano de Mobilidade que foi traçado para Petrolina por vários representantes do sistema. Ele prevê a reestruturação total da rede de transporte com a implantação de um sistema integrado e linhas interbairros; abertura de novas vias e pavimentação das existentes; melhoria da circulação na área central, além da resolução de vários problemas de circulação.

Da redação do Blog Alvinho Patriota