Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Serviço Social da UPAE Petrolina atua em casos de vulnerabilidade social

Tornou-se bastante comum a Emergência da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina, gerida pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), receber pacientes com várias demandas sociais. O Serviço Social da unidade, atuando em conjunto com a equipe de assistência multiprofissional, atende notificações sobre violência doméstica, suicídio, dependentes químicos, entre outras.

Em 2014, ao todo, a instituição atendeu 147 casos de violência doméstica. Foram 104 casos de violência contra a mulher, 38 notificações de violência contra homem, três contra adolescentes e dois casos contra idosos.

Supervisora do Serviço Social da UPAE, Nazaré Cunha explica como é o fluxo de atendimento aos usuários com demandas sociais. “Quando o paciente chega a UPA, é acolhido e classificado pelo enfermeiro, direcionado para o atendimento médico e em seguida após ser estabilizado, é  assistido pelo Serviço Social e devidamente orientado e encaminhado para a rede de assistência específica. São pacientes expostos à vulnerabilidade social, com direitos violados e que precisam de apoio da rede sócio assistencial”, assinala.

“Em casos de violência sexual contra mulher, a paciente é encaminhada para o Hospital Dom Malan, Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher e o CREAS. Já em situações de violência masculina, o usuário é aconselhado a realizar um Boletim de Ocorrência (B.O) na Delegacia de Polícia, contudo é necessário que esse paciente aceite realizar a denúncia. Nós do Serviço orientamos e aconselhamos para que seja feito a devida denúncia no órgão competente”, explica. “Já em casos de tentativas de suicídios, os pacientes são atendidos aqui e encaminhados ao CAPS, onde eles terão um acompanhamento adequado para o caso. Tratando-se de  violência contra idoso, acionamos o Conselho do Idoso para averiguação e devidos encaminhamentos. No caso de adolescentes, acionamos o Conselho Tutelar”, conclui.

Da redação do Blog Alvinho Patriota