Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Seminário vai discutir integração lavoura-pecuária-floresta em Inajá-PE

Produtores, pesquisadores e técnicos se reúnem em Inajá no próximo sábado (30) para o seminário “Integração Lavoura-Pecuária-Floresta para o município de Inajá: Desafios e Alternativas”. A iniciativa busca ampliar a adoção de tecnologias de ILPF específicas para as regiões semiáridas, áridas e de agreste. O seminário está sendo organizado pela Embrapa em parceria com a Prefeitura de Inajá e a ONG Ambiente de Desenvolvimento Sustentável (ADS).

Ao longo do evento serão discutidos temas como os recursos hídricos, a importância econômica e o manejo de culturas como o melão e a melancia, o aproveitamento da algarobeira como componente florestal, o potencial do município de Inajá para a implantação do sistema e os objetivos da rede de fomento de ILPF no Estado de Pernambuco.

A pesquisadora da Embrapa Semiárido Salete Alves de Moraes, organizadora do evento, destaca que a implantação de tecnologias de ILPF na região tem propósito de recuperar áreas em estado de degradação, pensando em desafios climáticos para o Semiárido e nos diferentes tipos de solo. “As dificuldades aqui são maiores do que na maior parte das outras regiões, como no Cerrado, por exemplo, onde existem modelos já consolidados de sistemas integrados”, avalia.

A ação integra uma parceria público-privada que constitui a Rede de Fomento ILPF, com objetivo de acelerar uma grande adoção dos sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta por produtores rurais, dentro de um esforço visando a intensificação sustentável da agricultura.  

Da redação do Blog Alvinho Patriota