Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Secult-PE, Fundarpe, UFBA e UPE lançam curso de gestor cultural

A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), a Fundação do Patrimônio Histórico de Pernambuco (Fundarpe) e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências  Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) lançaram o Curso de Formação de Gestores, com a perspectiva de melhorar a qualidade da gestão pública nas áreas de planejamento, estabelecimento de metas, planos de ação e compreensão dos territórios onde se pretende atuar as pessoas envolvidas.

 O curso conta com financiamento do Ministério da Cultura, apoio da Universidade de Pernambuco (UPE) e associa-se ao Programa de Formação do Sistema Nacional de Cultura. A capacitação está sendo oferecida nas categorias extensão (para os que não possuem graduação) e aperfeiçoamento (com a obrigatoriedade de apresentação de um TCC).

No curso serão oferecidas 90 vagas, sendo 58 distribuídas pelos municípios de toda a região Nordeste que já tenham formalizado sua adesão ao Sistema Nacional de Cultura ou que estejam dispostos a assinar o termo de compromisso de adesão ao SNC. Vinte vagas serão destinadas aos docentes de instituições públicas federais e estaduais de ensino superior do Nordeste, que assumam o compromisso institucional de replicar ação formativa de igual natureza, nas suas respectivas áreas geográficas. Sete vagas serão para a comunidade acadêmica da Universidade de Pernambuco e cinco irão para o quadro técnico da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

A capacitação vai ser realizada no Campus Recife da UPE e está dividida em nove módulos. As aulas começam no dia 18 de fevereiro e seguem até o mês de novembro de 2016. Na opinião da secretaria executiva de Cultura de Pernambuco, Silvana Meireles, articuladora do curso pela Secult-PE, uma política cultural sem um programa de formação é deficiente. “A formação de gestores culturais é componente estratégico da uma boa política cultural”, destacou. Segundo Silvana, o curso teve origem no processo de construção do Sistema Nacional de Cultura, pelo Ministério da Cultura que hoje faz o acompanhamento dos cursos por outros estados e instituições.

Da redação do Blog Alvinho Patriota