Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Secretaria de saúde do Rio confirma morte por febre amarela no Estado

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou nesta quarta-feira (15) dois casos de febre amarela silvestre, transmitidos dentro do Estado.

A confirmação ocorre após exames apontarem resultado positivo para a doença em dois homens, moradores da área rural do município de Casimiro de Abreu, na baixada litorânea do RJ. Um deles morreu por complicações da doença.

Segundo a secretaria, os pacientes não tinham histórico de viagem para regiões do país onde há circulação de febre amarela -daí a confirmação de que já há transmissão local da doença.

Desde o início do surto de febre amarela em Minas Gerais, em janeiro deste ano, o Rio de Janeiro só tinha atendido a alguns casos “importados” de febre amarela, ou seja, pacientes vindos de áreas afetadas pelo surto.

A confirmação acende um novo alerta em relação à doença e levou o governo a adotar novas medidas para evitar um aumento no número de casos.

Até então, a vacina estava sendo aplicada em 30 municípios localizados na divisa com Minas Gerais e Espírito Santo, onde há casos confirmados da doença. Na última semana, a secretaria de saúde também já havia solicitado ao governo federal a inclusão do Estado do Rio de Janeiro na área de recomendação de vacina contra a febre amarela.

Agora, será antecipada a vacinação em 24 municípios considerados “estratégicos”, ou seja, que estão em áreas de maior risco.

Fonte: Portal GCN