Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Salve o São João Cultural!

Não é de hoje que a nossa música nordestina, em especial o forró, vem sofrendo, ou melhor, agonizando.

Isso acontece porque outra tradição do Nordeste também está morrendo, o São João. Há alguns anos estivemos reunidos: eu Donizete Batista, Flávio Leandro, Joquinha Gonzaga e o então governador Eduardo Campos. Cobramos dele uma solução para conter a invasão da pornografia musical que tomava conta dos eventos patrocinados pelo o estado. Ele nos ouviu e acatou nossa ideia, que era a de oferecer o artista, ao invés de repassar a verba. Nascia ali os polos juninos.

O tempo passou, Eduardo não mais existe, a música ruim tomou conta, o São João não é mais o São João e agora existe Sãonejo, festa de peão, Sãoaxé, Sãopornô, e nós idealizadores de um projeto tão belo e tão adequado para a preservação da nossa cultura, nem nós mesmos tocamos mais, praticamente.

Fomos engolidos pela ganancia dos promotores de eventos e pelo apego da maioria dos políticos a esses grandes promotores. Dessa forma, adeus São João, adeus cultura, adeus forró de verdade e qualidade.

Caruaru já não é mais a mesma capital do forró. É só forró? Campina Grande ainda pode dizer que é o maior São João do mundo? Salve, Salve Cruz das Almas – Bahia! Só resta lembrar que um povo que não conserva os seus valores, não cultiva sua cultura e não preserva suas tradições, é um povo sem futuro!

Forrozeiros, união! Povo, abra o olho! Estamos sendo lesados e muita gente não quer enxergar.

Por Donizete Batista – Presidente da Associação Luiz Gonzaga dos Forrozeiros do Brasil.

2 comentários sobre “Salve o São João Cultural!

  1. Jornalista Machado Freire

    A denúncia/lamento do meu amigo Donizete deve ser bem avaliado pelos vereadores do Sertão para nunca mais permitirem que prefeitos de municípios sacrificados pela seca contratem “artistas ” alienígenas para receber muito dinheiro.

    Nenhum município do Sertão pode contratar essas figuras que ganham muito dinheiro e não têm nenhum compromisso com a cultura do Nordeste e de modo particular do Sertão.

    E a juventude precisa rediscutir o seu “gosto” , deixando de lado o “modismo” barato voltado para uma tal de “sofrência,” de péssima qualidade “.

  2. Fabiana Ferreira

    Muito triste ver nossa cultura sendo desvalorizada e substituída por culturas de outras regiões.