Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Saiba o que é e porque fazer o Teste da Orelhinha

O ouvido do bebê começa a se desenvolver ainda no útero da mãe por volta do 5ª mês de gestação e por ser um órgão muito sensível, pode sofrer eventuais danos. A cada 1000 recém-nascidos, 2 a 6 apresentam algum tipo de perda auditiva. Esta é uma alta incidência se comparada com outras doenças diagnosticadas através de outros testes em bebês.

Uma audição normal é fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem. Na maioria das vezes, os problemas auditivos só são descobertos quando a criança já deveria estar falando e não fala, perdendo-se aí um precioso tempo de desenvolvimento do tratamento.

Hoje é possível diagnosticar o quanto antes se a criança ouve bem, e o primeiro exame a ser realizado chama-se: Emissões Otoacústicas, mais conhecido como Teste da Orelhinha.

Todos os bebês devem fazer a partir das 48h após o nascimento. Além disso, é um exame rápido, sem contraindicação, não dói e não machuca o bebê.

Bebês com *Apgar de 0 – 4 no 1º minuto ou 0 – 6 no 5º minuto (Apgar*: é a primeira avaliação da saúde do bebê, logo ao nascimento); Bebês com história familiar de deficiência auditiva hereditária na infância; Ventilação mecânica por 5 dias ou mais; Infecções congênitas (citomegalovírus, rubéola, sífilis, herpes e toxoplasmose); Peso inferior a 1500g ao nascimento; Meningite bacteriana Características de síndromes que possam apresentar perdas auditivas; Prematuridade; Uso de medicações ototóxicas, entre outros, devem passar por avaliação auditiva periodicamente.

Informo a todos que, é muito frequente encontrar perda auditiva congênita (que já nasce com a criança) em bebês sem os fatores de risco acima descritos, e por isso, todos devem realizá-lo.

Entenda como é feito o Teste da Orelhinha no bebê:

1-   O fone de um equipamento específico para o teste, é colocado na orelha do bebê;

2-   Este fone que tem um microfone, emite um som que percorre o sistema auditivo e devolve a resposta ao equipamento, indicando um resultado do funcionamento da região avaliada;

3-   O resultado é impresso e o Fonoaudiólogo analisa os dados encontrados, realizando as orientações aos pais e/ou responsáveis pela criança, de acordo com cada caso, favorecendo assim, o desenvolvimento da audição e fala natural da criança, além do tratamento precoce, quando este for necessário.

Faça o Teste da Orelhinha em Salgueiro-PE e acompanhe o desenvolvimento da criança.

Agora que você já sabe sobre o Teste da Orelhinha, espalhe a notícia!

Maiores informações ligue para: (87) 8801-7030 / (87) 8878-8958.

Por Dra. Flávia Tamarindo, Fonoaudióloga

CRFa PE 9065

http://cordasvirtuais.blogspot.com

3 comentários sobre “Saiba o que é e porque fazer o Teste da Orelhinha

  1. prof. vilson bagatini

    EU SOU UM PROFESSOR DE PSCOMOTRICIDADE, QUE VIAJO MUITO FAZENDO MINHAS CONFERENCIAS E CURSOS SOBRE PSICOMOTRICIDADE.EU CONHEÇO A DOUTORA FLAVIA TAMARINDO, EXCELENTE FONOAUDIOLOGA,COMPETENTE E QUE TEM FEITO UM TRABALHO MARAVILHOSO. REALMENTE TODOS DEVEM FAZER O TESTE DA ORELHINHA, POIS ISSO EVITA TRANTORNOS DE APRENDIZAGEM, DESDE OS PRIMEIROS ANOSDE VIDA.
    PARABENS..CONTINUE CRESCENDO E TRABALHANDOPRA ESTE POVO QUE TEM MUITAS CARENCIAS E PRECISA DE PROFISSIONAISCOMO A DOUTORA FLAVIA TAMARANDO..
    PROF. VILSON BAGATINI
    DELEGADODA FIEP-RS

  2. Jaqueline Saburido

    Parabéns!!!!! DESEJO TODA SORTE A VOCE, QUE VOCE POSSA SER RECONHECIDA PELO PROFISSIONAL DEDICADA. QUE ISTO SIRVA PRA CONCIENTIZAR OS PAIS QUANTO A IMPORTANCIA DESDE EXAME PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DOS SEUS FILHOS! BEIJOS!

  3. Socorro

    Parabéns Dra. Flávia!!! Bem que Salgueiro precisava desse recurso tão importante para diagnóstico precoce de problemas auditivos e para a busca por um tratamento adequado em tempo hábil, para o melhor desenvolvimento do bebê.
    Beijos e sucesso!!!