Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Robô que pousou em cometa encontra sinais de moléculas que deram origem à vida na Terra

O robô que pousou em um cometa na semana passada mandou uma informação que vai ajudar os cientistas a explicar como começou a vida na Terra.

A nave-robô Philae deixou os cientistas em suspense antes de hibernar, no sábado (15). Um aparelho que analisa componentes de gases encontrou, no cometa, sinais de moléculas orgânicas contendo carbono, um elemento essencial para a vida, afirmaram nesta terça-feira (18) pesquisadores alemães. Mas não está claro se as moléculas incluem compostos complexos que formam as proteínas.

Essa resposta poderia ser dada por outro aparelho da nave, que perfurou a superfície do cometa 67-P. Os cientistas não sabem se a Philae conseguiu analisar alguma amostra. Ela pousou, na semana passada, em uma área escura do cometa e não recebe luz do sol para recarregar as baterias.

Um dos objetivos dessa missão é justamente descobrir se foram os cometas que trouxeram para a Terra as substâncias químicas que deram origem à vida. A nave também descobriu que o cometa é basicamente uma grande pedra de gelo, coberta por uma camada de poeira, de 10 a 20 centímetros.

Os cientistas da Agencia Espacial Europeia ainda analisam as últimas mensagens enviadas pela nave-robô, para saber se há outros detalhes sobre essa descoberta. E torcem para que a Philae volte a funcionar quando o cometa se aproximar do sol e possa desvendar esse e outros mistérios lá do espaço.

Fonte: Jornal Nacional