Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Representantes de Conceição das Crioulas cobram melhoria de estrada

logo_conceicaoAproveitando as comemorações da “Semana da Consciência Negra” que culmina no próximo sábado (20) com o “Dia da Consciência Negra”, integrantes do Movimento Quilombola de Conceição das Crioulas reivindicaram das autoridades diversas melhorias, nesta quinta-feira (18) na rádio Salgueiro FM. Os líderes comunitários, João Alfredo, Aparecida Mendes e Lurdinha Silva, cederam entrevista no programa Show da Cidade da referida rádio, lembrando o trágico acidente que envolveu pessoas do Distrito de Conceição das Crioulas na semana passada e por ocasião solicitando benfeitorias para a comunidade.

Relativo ao acidente os porta-vozes da localidade situada no município de Salgueiro reclamaram das péssimas condições da estrada que liga o distrito a BR 116, que dá acesso à zona urbana salgueirense. Para os membros do Movimento Quilombola os motoristas não compram automóveis melhores porque a estrada viscinal danifica rapidamente os veículos. “Quando a gente fala em relação aos transportes, principalmente da nossa comunidade, é porque não ajuda por conta da estrada. As pessoas que tem um transporte se tivesse uma estrada de asfalto seria melhor, porque aquela pessoa já ia se preocupar em comprar um carro melhor pra atender melhor as pessoas que são transportadas pra cidade”, disse Lurdinha Silva.

Os entrevistados afirmaram que há muito tempo os moradores da comunidade reivindicam o asfaltamento da estrada que dá acesso ao distrito, e que as autoridades sabem da situação da via térrea. Segundo Lurdinha, o acidente levantou mais uma vez a questão das péssimas condições da estrada de acesso ao lugar. João Alfredo solicitou engajamento da classe política salgueirense para efetivação da obra. “Nós queremos registrar no ar, pedir o engajamento de toda a população de Salgueiro, principalmente da classe política, na luta pelo projeto que hoje existe no Governo do Estado para fazer aquele percurso do km 17 da BR 116 a Conceição das Crioulas”, solicitou.

Conceição das Crioulas dispõe atualmente, segundo Alfredo, de um micro ônibus e um ônibus que faz o transporte de estudantes para Salgueiro. Veículos que quebram constantemente devido às condições da rodovia de entrada. Expôs que a maioria das pessoas da localidade ainda se dirige para Salgueiro, algumas vezes, em retrógrados carros pau de arara. Humilde, fala que o fato da comunidade ter pelo menos carros pau de arara já é uma grande vitória. “O fato de já ter um carro pra nós já é uma grande vitória ter o carro pau de arara pra trazer, porque o ônibus ainda está em nossos sonhos”, confessou.

Aparecida Mendes, por sua vez, citou que a comunidade de Conceição das Crioulas sempre esteve de portas abertas para os políticos, por isto quer ser retribuída. “Nos períodos de campanha eleitoral a comunidade está aberta a receber todas as pessoas pra apresentar suas propostas e também pra pedir votos. Este ano foram muitos deputados que tiraram votos naquela região e nós sabemos que existe um projeto junto ao Governo do Estado pra construção daquela PE. Então a gente solicita aos eleitos que priorizem o que a comunidade precisa. A gente só quer direito de ter acessibilidade”, pediu.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

Um comentário sobre “Representantes de Conceição das Crioulas cobram melhoria de estrada

  1. Sandro Romero

    Compactuo com todo povo de Conceição da Creoulas. A obra mais importante pra aquela comunidade seria sem sombra de dúvida o asfalto. Conceição é um dos últimos reduto dos Quilombolas. Vem gente de todos os países visitar a comunidade. É também um sítio arqueológico reconhecido pela Universidade Federal de Pernambuco.Tem-se um artesanato conhecido pelo mundo. Não se pode admitir que uma local de tal importância tenha seu acesso ainda pela estrada de terra que tanto danifica os automóveis. Além do povo de Conceição, dos turista, quem seria beneficiado com o asfalto é a própria Prefeitura Municipal de Salgueiro pela simples razão que seus carros (saúde, educação, transporte, obras) rodam diuturnamente pra Conceição. Se houvesse o asfaltamento os carros não danificariam tanto e evitavam prejuízos desnecessário economizando com o bem público.
    Sandro Romero