Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Representante de Umãs responde as críticas de proprietário de terras no DNOCS

pedroOntem (14) foram feitas denúncias na rádio Salgueiro FM, por um dos proprietários de terras do DNOCS, dizendo está havendo desperdício de água dos açudes Boa Vista e Algodões em favorecimento aos produtores rurais de Umãs. Para responder as críticas, um dos membros da comissão gestora destes açudes esteve na manhã de hoje no programa Show da Cidade da rádio citada, explicando o porquê da abertura das comportas dos açudes nessa época do ano.

Pedro de Compadre, ex-vereador de Salgueiro e membro da comissão gestora dos açudes Boa Vista e Algodões, disse que existe uma comissão criada há quase 04 anos pelo DNOCS para monitorar e gerenciar o uso das águas destes açudes. “Nós temos uma comissão de grande responsabilidade, essa comissão foi criada há quase quatro anos pelo DNOCS, que veio a Salgueiro passou três dias com a gente dando um treinamento”, explicou. O ex-vereador também falou que a comissão é representada por vários segmentos da sociedade. “Essa comissão é composta de 17 membros, com representante do DNOCS, tem representante do IPA, do Ibama, da igreja, do sindicato, da Câmara de Vereadores, da prefeitura, das associações de moradores da área de agricultura, e da associação de moradores lá da represa do açude”, informou.

Quanto a questão de liberar água dos açudes em uma estação do ano não propícia para chuvas que possam recompor seus níveis, Pedro de Compadre explicou que foi feita uma reunião e ficou acordada a liberação das comportas. “A gente convidou as comissões, as comissões vieram e a gente discutiu lá no prédio do DNOCS em uma reunião na semana passada e nessa reunião foi feito o acordo que seria solta a água do açude Algodões, que ta pouca não dá mais para chegar, e soltar do DNOCS tudo ao mesmo tempo”, disse o coordenador do açude Algodões.

Quando perguntado pelo comunicador Armando Sobreira, se existe risco da água do açude Boa Vista secar com essas liberações de água, o ex-vereador afirmou que há riscos sim, mas as liberações são feitas moderadamente apenas duas vezes por ano. “O risco existe porque nós dependemos da chuva, mas essa soltura que ta sendo feita do açude DNOCS, é uma soltura só, juntando a água do açude DNOCS e do Algodões vai ser rápido, e ela vai baixar pouquíssimo do açude do DNOCS, e não é essa soltura que vai fazer o açude secar”, explanou.

De acordo com o membro da comissão gestora dos açudes, a previsão para que as comportas sejam fechadas é de 10 a 12 dias. Ele pediu para que pessoas que tenham alguma crítica ou reclamação a fazer com relação ao uso das águas dos dois açudes, procurem a comissão gestora, na pessoa de Pedro do DNOCS, para que seja sanado qualquer problema.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes