Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Rafaela Silva brilha e leva primeiro ouro do Brasil nos Jogos do Rio

Três anos depois do título mundial no Rio, a judoca brasileira Rafaela Silva se consagrou mais uma vez em casa ao conquistar nesta segunda-feira o ouro olímpico na categoria até 57 kg, com vitória sobre a mongol Sumiya Doorjsuren na final.

Foi a segunda medalha brasileira nos Jogos Rio-2016, depois da prata de Felipe Wu no tiro esportivo.

As medalhas de bronze foram para a japonesa Kaori Matsumoto, medalhista de ouro em Londres-2012 e tricampeã mundial, e a portuguesa Telma Monteiro, dona de cinco medalhas em Mundiais, que conseguiu seu primeiro pódio em quatro Olimpíadas.

A carioca de 22 anos, nascida e criada na Cidade de Deus, a poucos quilômetros do Parque Olímpico, tornou-se a segunda mulher brasileira campeã olímpica no judô, depois de Sarah Menezes em Londres-2012.

Enquanto Sarah chegava ao topo, na capital inglesa, Rafa viveu o pior momento da sua carreira.

Ela foi desclassificada nas oitavas de final por usar um golpe ilegal contra a húngara Hedvig Karakas, que acabou derrotando nas quartas nesta segunda-feira.

Depois do revés de Londres, Rafa foi vítima de injúrias raciais, passou por um quadro de depressão e cogitou abandonar o judô, mas deu a volta por cima, ao se tornar a primeira mulher brasileira campeã mundial de judô.

“Pensei que fosse largar o judô e comecei a fazer um trabalho com minha psicóloga. Ela não me deixou abandonar o judô. Meu técnico me incentivada a cada dia em 2014 e 2015 não tive bons resultados, estava meio desacreditada, falaram que eu era uma incógnita, mas eu vim, treinei ao máximo e o resultado veio”.

“Essa medalha foi uma resposta para todos que falaram que eu era uma vergonha para minha família, que não tinha capacidade de ir para uma Olimpíada, que era para voltar para a jaula”, enfatizou.

Fonte: Portal do Holanda