Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

PV confirma adesão ao governo Eduardo

11311214mDepois de duas semanas de negociações, o PV anunciou ontem que integra formalmente a aliança de partidos que dá sustentação à segunda gestão do governador Eduardo Campos (PSB). Ao anunciar a adesão que há muito já era confirmada nos bastidores, o partido argumentou que o governo concordou em assumir o compromisso de viabilizar a implantação de 15 propostas apresentadas pelos verdes e que, segundo os seus dirigentes, contribuirão para que Pernambuco tenha um desenvolvimento sustentável (veja os pontos em arte na página 4).

Na segunda-feira (17), a cúpula do PV volta a se reunir para discutir os nomes que a sigla indicará ao governador, que abriu espaço no primeiro escalão para referendar a entrada da legenda no governo. Caberá ao novo aliado comandar a Secretaria estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, criada com a reforma administrativa.

Apesar de não ter confirmado – até porque o anúncio oficial só será feito pelo governador na próxima semana -, o presidente do PV em Pernambuco, Sérgio Xavier, é o nome cotado para assumir a pasta. Xavier disputou a eleição do ano passado com Eduardo e ficou em terceiro lugar, obtendo 86.543 votos (2% dos votos válidos). Na campanha, ele se posicionou como um candidato independente. Agora, reforçando a base governista, afirma que os eleitores e simpatizantes do PV não ficarão frustrados porque a aliança foi consolidada em torno de propostas.

“As pessoas votaram no PV considerando as propostas para o governo. Na hora em que o governador do Estado abre espaço e concorda com o documento, quem votou no PV vai entender que os princípios continuam os mesmos”, afirmou. Xavier ressaltou, inclusive, que o fato de integrar a base governista não o faz esquecer das críticas feitas na campanha. “As críticas continuam valendo”, disse.

O ex-candidato a governador frisou também que a agremiação não vai calar a voz do deputado estadual eleito pelo PV Daniel Coelho (ex-vereador do Recife), que tem feito oposição firme a Eduardo. Daniel – que vê a adesão como a “velha prática” política do fisiologismo – chegou a ter o nome lembrado para assumir a liderança da oposição no Legislativo, cargo ainda indefinido. “O governador é um democrata”, diz Xavier.

O presidente do PV conversou com a imprensa depois de se reunir, no Palácio, com o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, que negociou diretamente com o partido. Em relação ao documento dos verdes, Alencar informou que o governo concordou com tudo, só fez “pequenos ajustes” no texto. “Estamos confortáveis”. O secretário esclareceu que a estrutura da pasta está quase concluída. Herdará parte dos cargos e do orçamento da ex-Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. Mas o PV ficará com a administração da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e do Parque de Dois Irmãos. Entre as propostas do PV está a articulação de projetos de mobilidade, que incentive a produção de carros elétricos e implante transporte coletivo de qualidade.

Fonte: Jornal do Commercio