Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Protesto de servidores na Alerj tem confronto entre mascarados e PMs

Funcionários públicos estaduais voltaram a protestar em frente à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), na manhã desta quinta-feira (9) durante uma sessão extraordinária que era realizada para apreciar os vetos do governo estadual a projetos de lei já aprovados pelos deputados – a presidência da casa esperava começar a discutir o uso de ações da Cedae como garantia para empréstimos ainda nesta quinta, depois da discussão sobre os vetos. Durante os trabalhos, houve confrontos com cenas de violência do lado de fora da Alerj – manifestantes e PMs arremessaram bombas e houve depredação de lojas e prédios por pessoas que participavam do ato.

Segundo a PM, o enfrentamento começou depois que agentes que faziam o cordão de isolamento em frente a assembleia foram “atacados por um grupo de mascarados, que atiraram pedras, rojões e coquetéis molotov”. De acordo com a corporação, seis PMs ficaram feridos – dois foram atendidos no Hospital Central da PM e um no ambulatório da Alerj. De acordo com a Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro, o estudante Carlos Henrique Sena, de 18 anos, foi ferido na barriga por uma bala de borracha.

Outros feridos foram encaminhados para o Hospital Souza Aguiar, no Centro, mas a Secretaria Municipal de Saúde não especificou se eles são agentes de segurança, manifestantes, ou pessoas que não estão envolvidas com o protesto.

De acordo com a PM, um homem foi preso jogando pedras contra os policiais. A corporação afirma só ter usado armamento de “baixa letalitade” durante a ação. A polícia também divulgou que apreendeu uma grande quantidade de morteiros durante o protesto.

Algumas das principais ruas do Centro do Rio foram fechadas assim como o comércio e sistema de transportes. O serviço do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) teve que ser paralisado por questão de segurança no Centro do Rio. A Rua Primeiro de Março foi totalmente interditada para a circulação de veículos de acordo com o Centro de Operações. O Metrô Rio informou que por volta das 16h o acesso A da Estação Carioca estava parcialmente interditado por causa da manifestação, mas as entradas B e C funcionavam normalmente.

Fonte: G1