Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Programa federal quer capacitar 8 milhões

275499_28042011g00015A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem que o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) será uma porta de saída para os beneficiários do Bolsa Família. Numa das ações mais ambiciosas do governo federal, a iniciativa promete ofertar, em quatro anos, 3,5 milhões de bolsas para jovens do Ensino Médio, beneficiários do Bolsa Família e reincidentes do seguro-desemprego, além de garantir que 8 milhões de pessoas tenham acesso à educação profissional no País.

Ao lançar o programa que prevê 8 milhões de oportunidades – entre vagas em cursos e bolsas de estudo- para estudantes do ensino médio e jovens trabalhadores até 2014, Dilma afirmou que o Brasil precisará de mão de obra qualificada para enfrentar o novo ciclo de desenvolvimento. O Ministério da Educação (MEC) prevê investimentos de R$ 1 bilhão em 2011.

“Também haverá a unificação do Bolsa Família e o Pronatec, assegurando a quem recebe o Bolsa Família a oportunidade de uma formação e capacitação profissional. O Pronatec vai ser fator de organização da oferta de capacitação profissional. Esse programa vai muito além do ensino médio”, disse.

A ideia do governo é que parte dos mais de 11 milhões de beneficiários do Bolsa Família faça cursos de capacitação. Ao lado do ministro Fernando Haddad (Educação), Dilma anunciou que até 2014 serão construídas mais 200 escolas técnicas, sendo que 81 serão entregues no início do ano que vem.

O objetivo é chegar a 600 unidades coordenadas por institutos federais até 2014, com 600 mil estudantes atendidos. Em alguns casos, as bolsas oferecidas englobarão gastos com alimentação e transporte, informou o ministro da Educação.

“Temos 6 milhões de estudantes na educação superior e 1 milhão no curso técnico. Isso é um paradoxo com o qual não podemos conviver. No mundo inteiro essa relação é absolutamente diferente”, disse.

Fonte: Diário do Nordeste