Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Presidente russo pede cessar-fogo na Ucrânia após queda de avião da Malásia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu nesta sexta-feira um cessar-fogo entre as forças do governo ucraniano e dos separatistas pró-russos em combate no leste da Ucrânia para permitir negociações de paz assim que possível.

O apelo foi feito um dia depois de Putin ter culpado a Ucrânia pela queda de um avião da Malásia no leste ucraniano, dizendo que Kiev era responsável pelos confrontos na região oriental do país. O  líder russo, porém, não acusou a Ucrânia de abater o Boeing 777-200ER da Malaysia Airlines com 298 pessoas a bordo (283 passageiros, sendo três crianças, e 15 tripulantes) e não abordou se foi a Rússia que deu aos rebeldes um míssil potente capaz de abater um voo comercial.

“Conversações diretas entre os lados opostos têm de ser estabelecidas tão logo possível. Todos os lados do conflito têm de interromper rapidamente a luta e começar as negociações de paz”, disse Putin em um encontro com líderes da Igreja Ortodoxa russa. “É com grande preocupação e tristeza que estamos observando o que está acontecendo no leste da Ucrânia. É terrível, é uma tragédia.”

Equipes de resgate, policiais e mesmo mineiros em seu dia de folga se espalharam por campos de girassóis e por vilas no leste da Ucrânia nesta sexta para buscar os destroços do jato supostamente abatido enquanto sobrevoava o país.

Entre os quase 300 mortos de quinta-feira estão cidadãos de mais de dez países — incluindo pessoas em férias, estudantes e um amplo contingente de cientistas que se dirigiam para uma conferência de aids na Austrália.

Fonte: Último Segundo