Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Preservando tradições e memórias, artesãos de Juazeiro-BA transformam o couro em fonte de renda

Na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, o empreendimento familiar Aio Artesanato em Couro vem abusando da criatividade na produção de bolsas, acessórios e carteiras em couro. Atendido pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF), valoriza a expressão cultural e artística, carregada de ancestralidade sertaneja, que o artesanato em couro representa.

O casal Silvia Dantas, conhecida popularmente como Nina, e Vicente Natureza, vive exclusivamente do artesanato em couro, oferecendo aos clientes artes exclusivas, com design desafiador, tendo o acabamento das peças em crochê como principal característica.

Iniciado em 2012, o empreendimento começou com a proposta de produzir peças em couro, trazendo o crochê como elemento de composição. Com o tempo isso se tornou uma característica marcante do Aio Artesanato. O acesso facilitado à matéria-prima de qualidade foi o principal motivador para a produção. “A gente conhece vários artesãos que construíram a sua trajetória na produção do artesanato. Isso também foi uma motivação para nossa caminhada”, destaca Nina.

As peças são enviadas para todo o Brasil, comercializadas pelo Instagram, na Feira Agroecológica localizada na Orla de Juazeiro e na loja de Economia Solidária Empório Meu Sertão, situada na Praça do Centenário de Juazeiro. O Cesol-SSF garante toda assistência técnica a esse empreendimento e outros 127 de economia criativa na Bahia.

Da redação do Blog Alvinho Patriota