Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Prefeitura de Salgueiro acusada de não repassar dinheiro do PEMAQ aos PSFs

Durante toda esta quarta-feira (12) nossa redação recebeu comentários e e-mails de pessoas denunciando o que a Prefeitura de Salgueiro não repassou durante três meses a verba do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PEMAQ) para os Postos de Saúde da Família (PSFs). Segundo denúncia de uma agente de saúde revoltada, o Governo Federal enviou os recursos de janeiro, fevereiro e março, mas a prefeitura não repassou para os funcionários dos PSFs.

De acordo com o Ministério da Saúde, o PEMAQ é um programa que procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

13 comentários sobre “Prefeitura de Salgueiro acusada de não repassar dinheiro do PEMAQ aos PSFs

    1. maria

      Concordo plenamente com você João Augusto, tá na hora do povo fazer protestos nas ruas até que alguém tome providências.

    2. Juliana Lima

      Há uma movimentação nacional organizada através do Facebook agendada para o dia 20 adiante. Inclusive há voluntários em Petrolina. Será que em Salgueiro tem gente disposta?

  1. arnaldo luciano de alencar

    Gerlanio,não é só agente de transito que está faltando não,falta médicos,e até merendeiras e por último soube que até vigia está faltando,eles não dizem não, mais roubaram o mercadão semana dessa,pois lá só tem 3 vigias e sem ganhar hora extra,trabalhando apenas um por dia,sendo o mercado do tamanho que é, vigia nenhum dar conta do recado trabalhando só,na atual gestão o dinheiro só dar mesmo para alugar casas e prédios e o restante é para contratar CARGOS DE CONFIANÇA E COMISSIONADOS.Por isso a cidade está totalmente ABANDONADA.

  2. Gerlanio

    Realidade.O município de Salgueiro quebrou! Não há médicos em todos os postos,não ha medicamentos.Quebrou literalmente.O município esta de cuia na mão.Só não entendo como na administração passada,bradava-se aos quatro ventos que a PMS era uma prefeitura estável e equilibrada,e de uma hora pra outra o município quebra!Partidários do governo,acham melhor “dançar um forrozinho”,mas com salario no bolso.Acontece que a cidade não é so feita de funcionários,a maioria da população paga seus impostos,e a maior parte dela acreditou no gestor,e o repôs no poder.Salgueiro hoje é uma cidade suja,imunda.O gestor não está nem aí pra opinião dos seus munícipes.O transito e seus agentes?Aprovados nos concurso estão aí a espera da admissão,enquanto isso,o transito está cada dia pior,ouve-se nas ruas”esta cidade não tem prefeito?”tem,inoperante ,mas tem.Infelizmente não trabalha,ou se trabalha a cidade não vê.O cidadão enxerga mais que os secretários e auxiliares do prefeito.O lixo vai aos pouquinhos tomando as ruas,esgotos a ceu aberto,saúde desmantelada,festividades que eram o chamativo da cidade limita-se a um “forrozim” na casa do sanfoneiro e o resto fica pra depois…Espero que o sr Prefeito não queira novamente se explicar,principalmente se for igual ao carnaval…Salgueiro quebrou literalmente quebrou…agora é juntar tudo e recomeçar com AMOR.

  3. Cristina Santos

    Pena que a população reclama e na eleição esqueci e repete o mesmo erro, não avalia o candidato que vai nos represntar durante os 4 anos seguidos.E quem sofre com essa escolha somos nós.

    VAMOS ABRIR O OLHO!!!!
    EXIGIR MAIS!!!!!!!!!

  4. Fernanda Moraes de Alencar

    queria mesmo era que acabasse esse tal de pmaq. o povo so quer saber de ganhar dinheiro e trabalhar direito que é bom, nada…
    gostam mesmo é de facilidade isso sim. tem enfermeiro enchendo o rabo de dinheiro chegando a receber 15 mil de pmaq e trabalhar direito pra população que é bom nada.

    1. maria

      Fernanda Moraes, o PMAQ é um incentivo para a maioria dos trabalhadores na área da saúde, para que os PSFs consiga atingir as metas, e para começar tem gente que trabalha sim, infelizmente outros não,então digo ” ONDE ESTÁ A FISCALIZAÇÃO”? não é justo um pagar por causa dos outros.

    2. valdiclea

      meu bem só existe pmaq por que nóis profissionais de saúde cumprimos metas nunca veio nada fácil para agente,e desconheço algum enfermeiro que tenha recebido este valor.e nos trabalhamos bem,mesmo com poucas condições de trabalho que nos é dada.se você não sabe psf é atenção básica.nunca tivemos incentivo financeiro nenhum de reconhecimento do nosso trabalho quando o ministério da saúde o faz se torna essa guerra toda,infelizmente quando entra dinheiro na jogada todo mundo quer tirar uma lasquinha e começar a denegrir a imagem dos profissionais de saúde que estão ali suando a camisa de sol á sol. desculpe mai estou dasabafando acho injusto vetar um direito adquirido por todos o profissionais de saúde do municipio de salgueiro que estão de parabéns.

  5. arnaldo luciano de alencar

    Juliano a situação é a mesma no Posto de Saude que estava sendo construido no Divino Espirito Santo,e falando em esgôto e ruas esburacadas isso é o cartão postal que a a atual GESTÃO tem para oferecer a todos os SALGUEIRENSES e o povo de fora que vem aquí todos os dias deixar seu dinheiro,fazendo compras e outras atividades,mais em fim fiquei sabendo que dia 23 DE JUNHO vai ter BONECO DE PINOQUIO,CARRO DE SOM,BOLO E MUITA + MUITA RECLAMAÇÃO NAS RUAS DE SALGUEIRO,estão fazendo isso em uma rede social e a partida vai ser de FRENTE A ACS e vai seguir por muitas ruas e concentrações em várias ruas,participe….

  6. giuliano barros

    Eu como morador do bairro do planalto passo sempre em frente ao PSF e vejo o estado de abandono que se encontra, a rua esburacada com esgoto e lixos em frente, e nem faixa de identificação do mesmo tem, desde a inauguração, sem médicos para atender e muito menos medicamentos para fornecer aos moradores do próprio bairro, dessa forma o único socorro dos moradores do bairro é o Hospital Regional, e ao chegar mandam procurar o PSF do seu bairro. E cadê o PSF?.

  7. OPOSITOR

    Se fosse prefeito de partido da oposição…ja estava nas ruas PREFEITO LADRÃO mas como não é…falta o gestor se explicar.