Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Prefeitura de Mirandiba rejeita aderir ao programa Projovem Campo

simbolo-do-pro-jovemNuma carta aberta direcionada aos agricultores, associações e movimentos sociais de Mirandiba, o Educador Social e Coordenador Territorial, Miraldo Cruz, mostra indignação pela não aderência da Prefeitura Municipal de Mirandiba ao programa “Projovem Campo – Sabares da Terra”. A correspondência foi publica nesta terça-feira (30) no site Portal Belmonte, do município de São José do Belmonte, parceiro do blog de Alvinho Patriota.

Miraldo inicia a correspondência citando que os governos Federal e Estadual estão inserindo em suas ações o Projovem Campo – Sabares da Terra, que faz parte do Programa Nacional de Educação de Jovens integrada com a Qualificação Social e Profissional dos jovens agricultores e suas famílias. A iniciativa está sendo colocada em prática em todo país pelo Ministério da Educação através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia (Setec).

Conforme o remetente da carta, o Governo de Pernambuco enviou recentemente para todos os municípios do Estado, por meio das Gerências Regionais de Educação (GRE), Ofícios com objetivo de adesão ao programa, a fim de expandir o projeto. A Prefeitura Municipal de Mirandiba recusou a proposta. “Esta semana, fomos informados que, a Prefeitura Municipal de Mirandiba, em sua administração, se recusou a aderir ao Projovem Campo – Saberes da Terra, sem justificativas. Isso para todos que defendem e qualificação do jovem agricultor foi uma decepção. Tanto que se falou em desenvolvimento para este Município no período eleitoral, hoje estamos vendo a realidade”, indigna-se Cruz.

Encerrando a carta, Miraldo afirma que os agricultores mirandibenses que almejam fazer parte do programa, ainda podem contar com a Associação Conviver no Sertão (STR), defensora da causa no município.

Sobre o programa

O Projovem Campo – Saberes da Terra oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação a essa parcela da população historicamente excluídas do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo.

Implementado em 2005, a ação que se denominava Saberes da Terra integrou-se dois anos depois ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), cuja gestão é da Secretaria Nacional de Juventude. O Projovem possui outras três modalidades: Adolescente, Trabalhador e Urbano.

Da redação do blog de Alvinho Patriota

Um comentário sobre “Prefeitura de Mirandiba rejeita aderir ao programa Projovem Campo

  1. Ágata

    está de parabens cruz.
    É isso ai, mostra a todos o quanto é importante saber escolher os representantes do poder públlico municipal.
    um abraço a todos.