Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Prefeito põe culpa na União pelos salários pagos aos servidores da saúde

Entrevistado na manhã desta quarta-feira (22) no programa “Espaço Cidadão” apresentado pelo comunicador Claudinei Santos na radio Talismã FM, o prefeito de Salgueiro, Marcones Libório (PSB), culpou a União pelo salário que está sendo pago para os servidores municipais da saúde de nível superior. Para justificar os vencimentos pagos atualmente aos servidores da saúde de Salgueiro, que fizeram duas paradas recentemente, Marcones citou que a Emenda Constitucional 29, através da lei complementar, define que os municípios precisam gastar 15% com saúde, os estados 12%, mas não determina quanto a união deve gastar.

“A união está gastando. Não tá gastando o que deveria, mas tá gastando. No entanto a União gasta de uma forma complicada. Ela cria um programa, SAMU, e aqui eu já vi você (Claudinei) apertando o prefeito e o governador pelo SAMU, só que o SAMU custa R$ 200 mil no mês. O ministério dá 50% e o restante o município paga. Isso quer dizer que a União não tem uma determinação de quanto deve gastar obrigatoriamente, como estados e municípios, e aí ela cria programas que somos obrigados a aderir porque o povo cobra”, explicou.

Libório falou que a situação fica mais complicada no Programa de Saúde da Família (PSF), porque o Ministério da Saúde só ajuda com 37% dos recursos. “Aí você ver a carga que fica para os municípios, que ainda têm uma lei de responsabilidade fiscal dizendo que não se pode gastar mais de 54% com folha de pessoal. Aí cada categoria faz seu movimento, quer brigar por melhores salários”, afirmou, completando que vai priorizar a questão da saúde nos próximos meses. “Eu quero que saia o Plano de Cargos e Carreiras da saúde. Quero discutir num todo.”

No bate papo com o comunicador Claudinei Santos o prefeito ainda falou sobre questões importantes para os moradores do município, como a problemática dos buracos, municipalização do trânsito, calçamento de ruas, entre outros assuntos.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

7 comentários sobre “Prefeito põe culpa na União pelos salários pagos aos servidores da saúde

  1. maria

    SR PREFEITO PQ O SR NÃO FISCALIZA OS CHAMADOS PSF DO NOSSO MUNICIPIO POIS PELO O QUE ME CONSTA PSF E PARA DAR 8 HORSA DIARIAS DE TRABALHOS E A GENTE CHEGA 7.30 E O MEDICO JA TEM ATENDIDOS A TODOS E JA TEM IDO EMBORA. O SR E O VICE SÃO MEDICOS E SABE QUE O TEMPO DE UMA HORA NÃO E SUFICIENTE PARA ATENDER 3 PACIENTES IMEGINEM 15 OU 20. DR SE SEU FILHO ADOECI O SR TEM COMO FAZER UM ATENDIMENTO ESPECIAL E NOS ?QUEM SOCORRE ? AINDA BEM QUE TEMOS DEUS E A ESPERANÇA DE DIAS MELHORES. SE O SR TEM DEUS NO CORAÇAO OLHE PARA A POPULAÇAÕ , SAI DO CABINETE E DE ATENÇAÕ A QUEM REALMENTE PRECISA POIS TODOS SÃO ENGANADOS MEMOS NOSSO BOM DEUS.

  2. Machado Freire

    Realmente, R$1,3 milhão daria para investir bem na saúde.
    Isso ainda vai dar dor de cabeça, pois time de futebol profissional receber dinheiro público dessa forma é algo que não se pratica todo dia.

  3. Jota Jota

    O prefeito dá entrevistas falando que nossa cidade aumentou muito a arrecadação
    de impostos,mas não dá aumento aos servidores e ainda joga a culpa na Presidenta
    que ele se diz aliado. Ele quer que o governo federal todas a responsabilidade
    pelo PSF? Ora,e o município não tem atribuições? Fala sério…

  4. ZEketim

    O sr prefeito é um expert em dar explicações e muito preparado para situações embaraçosas as quais, despreparados o ponham.Só não entendo como municipios menores e mais carentes que o nosso, os gestores conseguem pagar o SAMU,pagam melhores salarios aos servidores,mantem as ruas limpas e sem buracos.O municipio vizinho do Jardim-CE o pagamento dos profissionais de saúde é bem melhor que os pagos aqui.Em Pena Forte ha Centros de Especialidades Odontologicas(CEO), pena que Salgueiro não conte ainda com serviços especializados em Odontologia.Lamentavel tudo isto para um municipio que se diz “rota do desemvolvimento”.Fala-se na cidade do fechamento de postos do PSF.A queixa principal foi o decreto da presidente onde proibe médicos assumirem mais de dois vínculos empregaticios.Acredito que quando inaugurada a Policlinica de Salgueiro, ali deveria ser um centro de referencia para especialidades medicas.Apenas poucas vezes medicos especialistas ali estão.Os postinhos de saude, que deveriam ter profissionais durante todo o horario comercial, poucos tem enfermeiros ou atendentes de enfermagem durante o horario.Os dentistas de todos os postos não cumprem horario completo,(todos sem exceção)atendem as pressas, fazendo trabalhos de segunda categoria pois precisam sair pra outros trabalhos senão passam necessidades.O salario não justifica a permanencia,ou seja, finjo que trabalho, vc finge que me paga.E a população e medicos do hospital são sobrecarregados por isto.Não seria nada demais a cobrança do sr prefeito no cumprimento de horario , se uma remuneração digna fosse paga aos seus servidores.

  5. Alex Rocha

    O prefeito reclama que o municipio tem que desembolsar metade dos 200 mil que custa o samu por mês, mas não tem vergonha de anunciar aos quatro canto por carro de som, que em 2010 deu 1 milhão de reais ao time da cidade.
    que vergonha!

    1. Babilson

      Quanto se paga a esse mesmo carro de som? Alguém tem idéia? Se trata de um convênio entre a Prefeitura com Jameckson e o Trio Cygnus?