Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Prefeito de Salgueiro divulga nota de esclarecimento sobre reprovação do orçamento do município

O prefeito de Salgueiro, Marcones Libório de Sá, enviou nota de esclarecimento para a imprensa da cidade nesta quarta-feira (07) repudiando a reprovação do Orçamento Municipal para 2012. Na nota, que também foi remetida para este blog, o gestor salgueirense afirma que “o município de Salgueiro vive um dos melhores momentos de sua história com uma administração responsável, com respeito e participação popular conseguimos chegar a posição que hoje ocupamos”, afirma, declarando que o município se firmou como a Rota do Desenvolvimento.

Em seguida Marcones cita que os vereadores, Alvinho Patriota, Paulo Afonso, Gualberto e Antonio Pires, votaram contra o orçamento “numa atitude que denuncia o desrespeito a cada cidadão salgueirense, pois o orçamento é lei que autoriza a ação administrativa”, pontua. Libório enfatiza que Salgueiro é o único município de Pernambuco sem orçamento aprovado para o ano 2012. “Trabalhadores serão prejudicados, serviços comprometidos, calçamentos de ruas, aumento do servidor público, PCCR da Saúde, concursos, demandas que não são aspirações apenas deste governo, mas da própria população”, assinala o prefeito salgueirense.

Gestor de Salgueiro diz que respeita a autonomia dos poderes, mas, aponta que a reprovação do orçamento pelos vereadores de oposição é contraditória, já que eles aprovaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias. “É lamentável que o cargo público que ocupam sirvam para comprometer o desenvolvimento de nosso município, e aspirações eleitorais antecipadas, levem ao desespero de cometer tais atitudes. Não é este tipo de ação, que Salgueiro merece neste momento”, manifesta.

Nas últimas linhas da nota o prefeito esclarece que a não aprovação do orçamento impõe limitações à prefeitura. “Não compromete a nossa vontade e competência política administrativa. Compreendemos que a disputa eleitoral ainda não se dá neste momento e nem com o prejuízo das pessoas”, divulga Marcones, que finaliza a nota afirmando que repudia a atitude dos vereadores da oposição, acusando-os de tentarem comprometer o desenvolvimento do município.

Entenda o caso

Orçamento Municipal de Salgueiro para 2012 foi reprovado na reunião da Casa Epitácio Alencar da última quinta-feira (01). Segundo os vereadores de oposição, o prefeito Marcones Libório de Sá enviou o projeto do orçamento para a câmara com um dispositivo que lhe dava o poder de governar durante todo o próximo ano simplesmente publicando ‘decretos’, sem precisar mandar os projetos para serem apreciados pelos vereadores salgueirenses. Na prática o gestor de Salgueiro poderia utilizar como bem entendesse os mais de R$ 105 milhões do orçamento estimado para 2012. A oposição fez uma emenda suprimindo esse dispositivo, mas, os vereadores da base aliada não aceitaram e o orçamento foi reprovado com os votos dos opositores.

Por Chico Gomes

8 comentários sobre “Prefeito de Salgueiro divulga nota de esclarecimento sobre reprovação do orçamento do município

  1. pedrão

    MEUS AMIGOS

    CADÉ A GUARDA MUNICIPAL ? CADÉ O TRANSITO ORGANIZADO ? CADÉ AS RUAS ASFALTADAS ? CADÉ AQS OBRAS MUNICIPAIS ? CADE AS PARADAS DE ONIBUS COLETIVOS? CADE AS ILUMINAÇÕES NAS PRINCIPAIS ACESSO DE SALGUEIRO ? CADE O CENTRO DE CONVENÇÕES ? CADE AS LOMBADAS ELETRONCICA ? CADE O IML DE SALGUEIRO ? CADE A UTI DE SALGUEIRO ? CADE OS GUARDA MUNICIPAIS ? CADE O RESULTADO DO PASSEIO DE 20 DIAS NA CHINA COM DINHEIRO PUBLICO ?

    MEUS AMIGOS

    CADE O NOSSO PREFEITO ?

    ALIAS : CADE OS VEREADORES DE SALGUEIRO QUE NÃO COBRAM ESTES CADES ACIMA ,

    ACORDE SENHORES ,

  2. pedrão

    Meus amigos de Salgueiro , eu estou muito decepcionado com o Prefeito Dr.Marcondes(votei nele), eu trabalho em uma determinada empresa e visitei a trabalhos uma dezenas de cidades e fiquei encantado com o seu desemvolvimento, cidades como : Santa Filomena , Dormentes, Petrolandia , ouricuri , serra talhada , araripina , todas foram colocadas esfalte praticamente as todas as ruas centrais, tomemos como exemplo Serra Talhada a Prefeitura comprou uma usina para asfaltar todas as rua de Serra Talhada , enquanto que aqui em Salgueiro, meus amigos e amigas , foram colocados asfalte em alguns burracos e cadé as 60 ruas que o comentam os puxa saco de Dotor que seriam asfaltados ? senhores vereadores cobre isso do prefeito .

  3. meire

    Que sindicato é esse? A presidente do sindicato dos servidores de Salgueiro mudou de função foi? Trabalha mesmo é em desfavor dos funcionarios, vive de baixo das assas do Prefeito, ninguém é obrigado a ser sindicalizado para conseguir seus direitos, ser associado para ter o sindicato contra? Gente pelo amor de Deus… D. EDVÂNIA ME PÔPE VIU! MENTIROSAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  4. abnilton Nunes

    A arrogância e a prepotência imperam na essência desse sujeito pREFEITO (com “p” minúsculo). Finalmente a oposição agiu como deveria agir desde o começo desta pífia administração.
    Ele agora queria subestimar o legislativo, governando por meio de decreto. Um governo sem luz própria, especialista em pegar carona em ações alheias.
    Enquanto isso, Salgueiro continua sem nenhuma ambulância, UPE à míngua, Minha Casa Minha Vida ZERO, saneamento q parece piada, e ruelas calçadas como ruas.

  5. Marcos Sá

    Concordo plenamente com Fábio, é tanto que os vereadores da oposição disseram que aprovariam um orçamento de 300 milhões ou mais se assim fosse possível… Porém o que o prefeito quer é governar sozinho, sem fiscalização, sem que os vereadores opinem nos projetos, sem que a população opine, pois os vereadores são o principal meio de comunicação com a população. Isso é um absurdo, virou o que: ditadura? Tenha paciÊncia senhor prefeito e pare de tentar colocar a população contra os veradores de oposição, pois estes estão mais do que certos.

  6. ERIK SILVA

    É engraçado que ele fala mais em eleição do que em orçamento, se eu fosse ele iria à camara e negociaria com os vereadores. Deixaria de ser arrogante.

  7. Fabio Alencar

    Entendo a preocupação do Sr Prefeito com relação a urgência na aprovação do orçamento, pois o mesmo tem que ser aprovado até final do ano, mas não tiro a razão dos vereadores, pois pelo que pude ver o problema não estar na aprovação do orçamento por conta do valor e sim por conta que o recurso seria aplicado da forma que o executivo bem entendesse. Concordo que a administração estar fazendo um bom governo e acredito até que usariam o recurso de uma forma justa e organizada, mas dar um poder para o executivo usar o dinheiro da forma que bem entender ou seja dar um cheque em branco não acho que seja correto e muito menos democrático, sendo assim pra que câmara de Vereadores. O papel dos vereadores é justamente fiscalizar o executivo bem como fazer leis que ajudem a população, um deve trabalhar em função do outro. Mande o orçamento sem isso de usar o recurso por decreto que ai sim os vereadores tem obrigação de aprovar com a máxima urgência, pois uma coisa é certa a população não pode sair prejudica.

  8. arnaldo luciano de alencar

    Na verdade o que o sr PREFEITO quer é um cheque em branco,para governar sem precisar da CAMARA para nada,mais ele sabe que não pode e não é assim que as coisas acontece,pois ele foi vereador e nunca viu algo desta maneira ser aprovado na camara de vereador,ele quer ser igual a Hugo Chaves ou Fidel Castro,pórem este tempo já passou,o que falta a este cidadão é ser mais simples e menos autoritário,entrando em conflito ele e seus secretários com o pôder legislativo,os poderes são independentes e por lei não são obrigados a aceitarem o que pensa e quer o prefeito e seus secretários,não adianta colocar carro de som na rua mentindo para a população,pois isso não vai levar a nada,o povo já sabe da capacidade ruim de administrar o municipio que à atual administração tem e isso não vai mudar com essas lamentações, o melhor a fazer é trabalhar e ver se faz algo de concreto pelo o municipio.