Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Pontos do acordo da COP21 serão obrigatórios, diz chefe do encontro

A secretária-executiva da COP21, a costa-riquenha Christiana Figueres, afirmou neste domingo (29) que pontos do acordo sobre mudanças climáticas serão “legalmente vinculantes”, ou seja, terão força de lei entre os países que participam da conferência da ONU em Paris.

“É claro que vai ser um acordo legalmente vinculante”, afirmou. “Mas é muito simplista achar que será da mesma maneira do Protocolo de Kyoto (1997). Isso é muito mais complexo. Nós temos diferentes níveis, natureza, de um acordo legalmente vinculante. O desafio é reunir todos esses aspectos. Não há um mais complicado que o outro”, ressaltou a dirigente da conferência que começa em Paris nesta segunda.

As declarações foram dadas por Figueres a um grupo de jornalistas de veículos brasileiros, entre eles a Folha, na esquina da rua do hotel onde está hospedada a presidente Dilma Rousseff. A expectativa é que cerca de 150 chefes de Estado estejam na capital francesa para a abertura da COP21 nesta segunda (30). O evento termina oficialmente no dia 11 de dezembro.

Figueres minimizou o teor de recente declaração do secretário de Estado americano, John Kerry, de que o acordo a ser celebrado em Paris não teria efeito de cumprimento obrigatório pelos países que vão assiná-lo. “O Kerry nunca disse que não haveria um acordo legalmente vinculante. O que ele disse é que não seria da maneira de Kyoto”, disse a secretária-executiva da COP21.

Fonte: Folhapress