Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ponto de Vista – Ano de 2015

ALVINHO VERDEFoi um ano muito difícil, por diversas razões. Primeiro já sabemos que todo ano após eleição, os novos gestores, na sua maioria, não tendo tido as precauções com o dinheiro público, gastando mais do que podem, endividando a máquina, de forma que eles próprios – no caso de reeleição ou seus sucessores, herdam compromissos que precisam ser saldados, provocando recessão, falta de investimentos nos setores essenciais e o povo é que sofre as consequências. Segundo, devido aos inúmeros escândalos ocorridos no país, não somente na Petrobrás, mas, creio que em todos os setores públicos, onde políticos, empresários e tantos desonestos desviaram milhões e milhões de reais, esses fatos ocasionaram praticamente a paralisação do país, repercutindo negativamente nos serviços essenciais que a população tanto precisa, como a própria saúde que está um caos.

Na política não poderia ser diferente, vivemos um dos piores momentos da história do nosso país, onde algumas pessoas que foram eleitas para trabalhar pelo povo, se envolveram nesse lamaçal, denegrindo a imagem de todos os políticos, quando a gente sabe que os corruptos se constituem de uma minoria, mas que essa pecha negativa respinga em toda classe. Mas, como se diz que é na crise que se aprende, que se cresce, devemos registrar um ato positivo, pois, antes, tudo acontecia de roubalheira, desvios de dinheiro do povo e os responsáveis, geralmente tubarões, pessoas influentes, não tinham qualquer punição. Hoje a coisa é diferente, estamos vendo maiores empresários e políticos de alto escalão, inclusive com mandatos, sendo algemados e levados para a cadeia. Ou seja, está havendo punição.

Impeachment

O processo para apurar eventuais desvios de conduta cometidos por agentes públicos está previsto na Constituição, como qualquer outro ato assim considerado. Resta saber se os fatos levantados contra a Presidente da República, após o contraditório que é o legítimo direito de defesa, são passivos de extrema punição. O processo em fevereiro próximo deve voltar a tramitar, cabendo às autoridades a análise e apuração dos fatos.

Quero deixar claro, o que disse anteriormente na imprensa sobre o assunto: impedimento da presidenta neste momento seria um caos, parar por completo o país, até porque não enxergamos credibilidade moral dos acusadores, muitos dos quais, como o Presidente da Câmara, se encontram em situação extremamente mais grave do que a Dilma.

Pernambuco

A situação econômica do Estado de Pernambuco – Uso os mesmos argumentos já referidos, ou seja, no ano da eleição, tudo é maravilha. Se gasta milhões e milhões. Ao assumir seus mandatos os gestores choram mais que bode embarcado, dizendo que falta recurso para isso e para aquilo, quando eles próprios ocasionaram essa situação.

Em nosso Estado, tivemos um grande aumento da violência, a saúde está na UTI onde existe UTI, não vislumbramos nenhum investimento. Ao contrário, o Governador enviou um pacote de aumento de impostos que foi aprovado às pressas na última terça feira e ontem, quarta feira, justamente para entrar em vigor já agora em 2016. Aumentou-se alíquotas de IPVA (já temos as maiores taxas do Brasil), ICMS de 12% para 18%, gasolina e tantos outros produtos. Engraçado é que o governador dar um aumento por 48 meses, justamente o período do seu mandato. Mas o povo já sabia que ele era cobrador de imposto…

Salgueiro

É o retrato daquilo que já falei. No ano da eleição, deixa-se de pagar aos fornecedores, falta merenda nas escolas, faltam medicamentos nos postos de saúde, não se cuida da limpeza urbana principalmente nos bairros e distritos, não se impõe autoridade a COMPESA no que tange ao abastecimento de água e saneamento, de forma que a população fica a ver navios no seco.

O governo municipal não conversa com a população, faz o que quer, quando a Câmara promove alguma mudança na lei orçamentária, o prefeito veta todo o projeto e governa por decreto, fazendo o que bem quer sem dar satisfação a ninguém. É uma verdadeira ditadura.

A prova disso é que o município de Salgueiro foi considerado recentemente pelo Tribunal de Contas como nível crítico, por falta de transparência, precisando melhorar praticamente 100%. Isso demonstra que as pessoas que vêm administrando o município, tratam a coisa pública como se fosse sua propriedade, não dando satisfação a ninguém.

Ressalte-se ainda, quando falei que os anos após as eleições são difíceis, vejam que Salgueiro em 2013 foi o município do sertão do Estado que menos cresceu. Justamente porque naquela ocasião, praticamente pararam a máquina pública, para tapar os buracos feitos no ano da eleição em 2012.

Eleição 2016

De antemão devemos lembrar que democracia é o governo que vem do povo. De forma que muitos se apresentarão, mas a palavra final vem da população, elegendo aquele que mais se identificar com a luta e aspiração dos eleitores.

Dos nomes até agora apresentados, Dr. Chico, Pedro de Compadre e Dr. George Sampaio, foram nossos companheiros na última eleição de 2012, quando eu como candidato a prefeito e Dr. Chico como vice, obtivemos mais de 43% dos votos válidos.

Os demais Nemédio, Ailton Souza e Fabinho Barros, estiveram com a situação. Como a coisa lá está feia, fato que acabei de narrar, naturalmente essas pessoas não tiveram naquele lado como demonstrar suas capacidades políticas e estão se colocando para possíveis disputas, do lado de cá, à exceção de Nemédio que corre por linha própria.

Eu particularmente acho que qualquer um desses nomes além de outros tantos que aqui não foram falados, merecem e devem ingressar na luta. Sim, digo: na luta, pois nenhum mandato cai do céu, é preciso que o pretendente apresente suas propostas, convença a população da sua capacidade e, sobretudo, ganhe a confiança do grupo.

Espero não ser interpretado mal, mas, esse filme já assistimos em 2011/2012, quando conversamos bastante e no final fomos descartados, passando as pessoas para o lado dos nossos adversários garantindo-lhes a continuidade no poder.

Precisamos sim, de todos, não para derrubar A ou B, e sim, com programa de governo capaz de ser executado e compromisso de

trabalhar e soltar o freio de mão que emperra o desenvolvimento de Salgueiro, com a participação popular.

Ao ser perguntado se seria também um pré candidato a prefeito de Salgueiro, respondi que ninguém deve ser candidato de si próprio. Devemos esperar a reação do povo na hora certa. Estamos longe das eleições, principalmente agora que o período eleitoral de campanha foi reduzido à metade. Antes 90 dias, agora 45 dias.

Creio que depois do carnaval a população que hoje, com razão, está afastada da política, comece a identificar o candidato de sua preferência.

Eu apoio o candidato ou candidata que a população livremente levantar o seu nome. Se vier a ser o meu, vamos ouvir a família, os nossos companheiros para avaliar a caminhada.

Uma coisa é certa, não serei obstáculo à candidatura de qualquer companheiro ou companheira que esteve do nosso lado, nem de quem quer que venha de onde vier, desde que o processo de escolha seja transparente, discutido exaustivamente com a sociedade.

Conclusão

Agradeço aos meus amigos e as minhas amigas, aos leitores deste Blog e a todos que o ano de 2016 seja repleto de harmonia e Luz de Cristo, Nosso Salvador.

Escrito por Alvinho Patriota

4 comentários sobre “Ponto de Vista – Ano de 2015

  1. Francisco

    O curioso disso tudo é que muitos se dizem oposição mas sequer acionam a justiça ou o MP. Falar por falar, até papagaio fala. Dá a entender que querem chegar e falar a mesma coisa.

  2. Saulo meira

    Henrique o que VC escreveu é o que muita gente tem vontade mais não tem coragem de dizer,faltou alguns itens,como :Tranporte escolar na mão da Vereadora Fátima carvalho,pipas com água e mais outros benefícios sendo tratados como assunto particular,máquinas e tratores sendo usados para fins particulares e por fim toda a máquina sendo usada de forma irresponsável e grosseira sem levar em conta o respeito com os funcionários, colocando gente que nunca entrou em uma sala da Prefeitura para receber duas ou mais vezes que um funcionário que trabalha assiduamente e nem gratificação percebe.

  3. Mário Henrique de Sousa

    Triste é ver Salgueiro como esta, nós somos fortes e somos pacíficos, porém não podemos nos deixar se passar por otários ou algo semelhante quando temos um Prefeito que quer se perpetuar no poder e fazer o que lhe melhor convier,Salgueiro não merece uma ditadura que o Sr.Marcondes Sá está fazendo,não é pelo simples fato de Pagar o funcionalismo em dia que a sua tirania vai ser perpetualizada,Salgueiro não merece ser tratada como está sendo,Salgueiro é bem maior que certos clans que se acham dono,como se fosse propriedade particular de uma família ou agremiação política, nós precisamos de respeito e dignidade, a população não pode ser tratada como último plano,o povo carece de atenção nas coisas basicas, como ir ao posto de Saúde e ter médico e remédios o que não tem,precisar de uma Ambulância e ser atendido coisa que não existe em nossa cidade e temos que nos humilhar para pedir aos municípios vizinhos,Salgueiro é bem maior que o ditador que se acha dono de tudo,fizemos 180 anos e não houve uma simples festa para que sua orgulhosa população tivesse o glamor e o orgulho para se comemorar, e sabido que a Prefeitura nada deve a ninguém em relação a dinheiro e que as contas bancárias do município está recheadas de dinheiro e que por ser ano de eleição nossa cidade vai virá um verdadeiro canteiro de Obras,pois dinheiro tem e o ditador não quer perder o poder,mais lhes digo de agora no primeiro dia do ano, gente como esse ditador tem quer ser banido da política e seus capachos igualmente,pois a Prefeitura não é quintal de muro para se alojar somente parentes e aliados,desculpe o desabafo, mais temos que abrir os olhos para aqueles se mostram uma coisa e se acham dono de nossa cidade.

  4. otaviano

    Ouvi parcialmente sua entrevista na rádio. Gostaria de acrescentar à sua fala q quem está dividido hoje é o grupo da situação de onde saíram várias lideranças q hoje postulam a candidatura no campo da oposição. Porém para ser oposição é necessário fazer oposição, como é o seu caso. Tentar cooptar o grupo vindo da situação nada mais é do q uma vontade pessoal. Então Alvinho acho q vc se posicionou muito bem e desejo sorte para tirar esse grupo do poder q está muito acomodado e sem lideranças dinâmicas para pôr nossa cidade numa posição melhor. Cadê a “moral”(força política) do prefeito para trazer empregos e renda para Salgueiro? Onde está sua influência? Passaram todo tempo com o governo e pouco trouxeram.