Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ponto de Vista 14 – Juventude nas ruas

Estamos assistindo nos últimos dias um movimento crescente nas ruas que começou por São Paulo e depois, Rio de Janeiro e outras capitais, mas que agora se espalha por várias cidades do Brasil e fora dele.

A princípio os protestos eram em relação aos reajustes das passagens do transporte coletivo, já tendo surgido resultados positivos, eis que em várias capitais houve redução da tarifa, provando com isso que se não houver pressão popular, ninguém vai ter respeito ao bolso do cidadão, elevando os custos de tudo que precisamos às nuvens.

Outros motivos estão sendo apresentados para justificarem as manifestações, fato que achamos salutar, ou seja, se a população reclama é porque estamos num país democrático e não podemos de forma alguma deixar voltar à época da ditadura, quando não tínhamos qualquer liberdade e perdemos inúmeras vidas humanas em situação até hoje não explicadas.

Não podemos nos calar diante da corrupção, da impunidade, do emperramento da máquina pública, da burocracia, da falta de respeito às pessoas nos seus sagrados direitos, do acesso a uma escola de qualidade, aos serviços de saúde, de lazer, de transporte, e especialmente ao dever dos gestores de prestarem contas dos seus mandatos por meios transparentes.

Sim, somos a favor das manifestações, mas veementemente contra a uma minoria que se aproveita para praticar atos de vandalismos, destruindo o patrimônio público ou privado, numa falta de respeito e compromisso com a nação.

Quanto ao destino desses alertas, das manifestações, ou seja, aonde se quer chegar, é preciso que tenhamos muito cuidado porque muitos estão querendo se aproveitar do momento, para desestabilizar o governo, com o intuito de crescer, de se promoverem eleitoralmente, visando as eleições do próximo ano. É preciso que vejamos quem está por trás desses movimentos ou querendo tirar proveito. Se ontem alguém estava num palanque e hoje está atirando pedras…

Conclusão: Como dito, somos a favor dos movimentos de forma ordeira e pacífica, com objetivos claros, como em Salgueiro, a título de exemplo, pela iluminação das rodovias, por melhoria do trânsito – mobilidade urbana, por merenda de qualidade nas escolas, por transporte público que sequer tem mais e não há explicação do por que se acabou, por um serviço médico mais eficiente, por ambulâncias, por espaços públicos para a população, por compromisso de conclusão das obras que se eternizam sem qualquer justificativa, em fim, por TRANSPARÊNCIA dos órgãos públicos. Se nos perguntarem as manifestações devem ser direcionadas apenas a um setor do governo, negativo, a todas as suas esferas e especialmente a local, pois é onde pisamos que se vivem os problemas e a obrigação de ir buscar solução, é justamente do governo municipal.

Alvinho Patriota é Advogado há mais de 30 anos, graduado pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Foi Vereador no Município de Salgueiro por cinco mandatos consecutivos, de 1992 a 2012.

Um comentário sobre “Ponto de Vista 14 – Juventude nas ruas