Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ponto de Vista 04 – Água, uso inadequado

Apesar de tantos recursos destinados pelos governos para construções de barragens, principalmente no nordeste, as ações destinadas a reduzirem os efeitos das estiagens e que possam criar condições dignas de vida da população, infelizmente são bastante tímidas e sem critérios adequados, somente ocorrendo depois dos acontecimentos negativos, não tendo uma preocupação preventiva.

Embora estejamos em pleno século XXI, o que vemos é um verdadeiro descaso daqueles que têm o dever de zelar pela coisa pública e não o fazem corretamente.

Em consequência, o desperdício dos mananciais públicos que, mesmo recuperando os seus volumes nos anos em que há precipitação pluviométrica suficiente, não há um gerenciamento sério e as águas são liberadas pelos leitos dos riachos, prejudicando a população de cima – montante e pouco beneficiando a de baixo – jusante.

Como exemplo do assunto que ora trazemos aos leitores, citamos o açude de entremontes no município de Parnamirim, Sertão Central. Construído pelo DNOCS há mais de 30 anos, tem capacidade para acumular mais de 339 milhões de m³ de água, o segundo em volume de Pernambuco, mas, apesar de ter sangrado em 2008, encontra-se atualmente praticamente seco, sem nenhuma condição de atender as comunidades mais distantes do eixo da parede.

E o que aconteceu com essa barragem? O governo construiu o reservatório, como praticamente os demais, mas não chegou com a infraestrutura adequada para utilização da água – com critérios técnicos que evitasse o desperdício e, consequentemente, a falta do líquido precioso toda vez que aconteça estiagem.

Cremos que enquanto não houver o enfrentamento do problema com seriedade – construção de adutoras para levar a água sem desperdício às propriedades da parte baixa e sem faltar àquelas de cima – sem dúvida, vamos continuar assistindo ao desperdício e a crise se repetindo, enquanto isso não temos produção suficiente que garanta a economia da região.

Alvinho Patriota é Advogado há mais de 30 anos, graduado pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Foi Vereador no Município de Salgueiro por cinco mandatos consecutivos, de 1992 a 2012.

Um comentário sobre “Ponto de Vista 04 – Água, uso inadequado

  1. elizandro

    O maior exemplo hoje é o açude dos algodoes, a agua esta sendo jorrada para beneficiar alguns pecuaristas. hoje se encontra cheio, daqui a quinze dias vai esta seco!