Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Polícia identifica suspeito de ataques racistas contra a jornalista Majú

A Polícia Civil do estado de São Paulo anunciou nesta terça-feira, 7, que identificou um dos acusados de publicar ofensas raciais contra a jornalista da Globo Maria Júlia Coutinho. De acordo com os agentes, o agressor seria um adolescente de apenas 15 anos que mora na cidade de Carapucuíba, em São Paulo.

O adolescente, que não teve seu nome identificado, foi encaminhado à polícia na última segunda-feira, 6, e liberado após prestar esclarecimentos. O jovem irá responder por ato infracional e pode sofrer medida socioeducativa devido às agressões via Facebook.

Com a ajuda do próprio Facebook para descobrir os dados cadastrais e o IP do computador, a polícia conseguiu identificar as páginas dos envolvidos.

Segundo a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), um inquérito policial já foi instaurado para investigar o crime de prática de discriminação. Além disso, a polícia está tentando identificar outros envolvidos no caso, tendo em vista que grandes parte dos agressores utilizaram perfis falsos para cometer o delito.

O Caso

Na última quinta-feira, 2, a produção do Jornal Nacional publicou no Facebook uma foto da jornalista juntamente com o painel de meteorologia, onde mostrava a previsão para o dia seguinte.

Após a divulgação do post, várias mensagens de conteúdo racista foram publicadas nos comentários da imagem.

O caso ganhou repercussão após os apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos, junto com a equipe do JN, mostrarem um cartaz e gritarem “somos todos Maju”. Nas redes sociais, a frase ganhou efeito e ficou entre os mais comentados do dia.

Fonte: O Povo