Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Polêmica na Europa sobre França e os ciganos cresce

ciganosA polêmica em relação à deportação de ciganos da França para países como Romênia e Bulgária ganhou partidários contra e a favor nesta quarta-feira (15) com os ânimos sobre o tema em ascensão. Após a condenação de Viviane Reading, comissária de Justiça da União Europeia (EU), à ação do governo francês nesta terça-feira (14), pedindo até mesmo medidas legais contra o país, a administração de Paris retrucou o ato como uma “grosseria”.

Em seguida, vários saíram para dar apoio a Viviane, como a Alemanha, e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Por outro lado, o assunto causou irritação na cúpula do governo francês e um senador do partido do presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse que o governante mandou Viviane receber os ciganos em seu país. A comissária é natural de Luxemburgo, um dos menores países da Europa. O senador da União por um Movimento Popular (UMP), Bruno Sido, relatou o fato após um almoço com Sarkozy nesta quarta-feira.

– Ele disse que não se fez mais que aplicar os regulamentos europeus, as leis francesas e que não há absolutamente nada para reprovar a França na questão, mas que se os luxemburgueses quiserem recebê-los (os ciganos), não tem problema.

A comissária Viviane criticou duramente a política de expulsão de ciganos aplicada pela França, e fez um paralelo com as deportações realizadas por nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

As deportações, classificadas como voluntárias por Paris, incluíam uma compensação financeira de até R$ 669, 6 (300 euros). No entanto, elas ocorreram logo após a destruição de acampamentos ciganos, o que a Romênia alega que foi uma forma de forçar a saída das pessoas do território francês.

Fonte: R7