Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

PMDB mantém presidência do Senado com Eunício Oliveira

O Senado elegeu Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, para a presidência da Casa. O PT ameaçou fazer oposição a Eunício Oliveira em represália ao processo de impeachment contra Dilma Rousseff. Mas nesta quarta-feira (2) decidiu entrar no acordo para garantir o cargo de primeiro-secretário da Mesa Diretora.

Eunício Oliveira venceu o senador José Medeiros, do PSD, por 61 votos a 10, com 10 votos em branco. O PMDB vai comandar o Senado por mais dois anos. Desde 2001, todos os presidentes eleitos foram do PMDB.

Eunício Oliveira defendeu o combate à corrupção, mas pregou firmeza entre os poderes. “É necessário fazer com que o Senado Federal não perca a corrente, a corrente contemporânea da luta contra a corrupção neste país. Mas é essencial ser firme, ser duro, ser líder quando um poder parece se levantar contra um outro poder”, disse.
 
O acordo dá a primeira vice-presidência a Cássio Cunha Lima, do PSDB; a segunda vice para João Alberto, do PMDB; e a primeira secretaria para José Pimentel, do PT.

Por ter 21 senadores, a maior bancada na Casa, o PMDB também vai indicar o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, que vai sabatinar o indicado do presidente Michel Temer para a vaga de Teori Zavascki no Supremo.

Fonte: Jornal Nacional