Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Partidos sonham eleger 34 deputados federais. Limite é de 25. Veja os cálculos

eleicoesFaltando 22 dias para as próximas eleições, dirigentes de partidos políticos já fazem contas de quantos deputados cada um deve eleger. Também é especulada a renovação de bancadas governista e de oposição na Câmara e Assembleia.

Durante esta semana, o Blog da Folha ouviu lideranças e dirigentes de todos os lados e traçou o quadro de deputados federais e estaduais que cada coligação e partido espera eleger. Somando todas as contas, chega-se ao total de 34 federais e 64 estaduais. Porém, como o número de vagas é menor (25 e 49, respectivamente), alguns nomes tipos como “fortes” por essas lideranças partidárias ficarão de fora.

No âmbito federal, 21 deputados concorrem à reeleição. Roberto Magalhães (DEM) e José Mendonça (DEM) abdicaram de mandato eletivo, enquanto Raul Jungmann (PPS) e Armando Monteiro Neto (PTB) disputam o Senado Federal. As maiores expectativas são do PSB e do PT. Cada um almeja eleger cinco deputados. Um socialista apontou os nomes de Ana Arraes, Danilo Cabral, Gonzaga Patriota, Fernando Filho e do Pastor Eurico, da Assembleia de Deus, como nomes certos para a legislatura 2011-2014. Pelo lado petista, dirigentes apostam na reeleição dos quatro atuais (Fernando Ferro, Fernando Nascimento, Maurício Rands e Pedro Eugênio) e no ex-prefeito do Recife, João Paulo, que segundo as fontes, “disputará com Ana Arraes para ser o grande puxador de votos desta eleição”.

PT e PSB integram o chapão governista, junto com outros sete partidos, todos com pretensões menos ousadas. O PTB, por exemplo, conta com a reeleição de José Chaves e Sílvio Costa, além da chegada de Jorge Côrte Real. O PDT trabalha para reeleger Wolney Queiroz e Paulo Rubem Santiago. Pelo PR, é dada como garantida a reeleição de Inocêncio Oliveira, e são cotados ainda Anderson Ferreira e Miguel Sales, que segundo um correligionário, “ganhou muita notoriedade com o caso dos kombeiros (Caso Serrambi), mas ninguém sabe a repercussão disso no âmbito eleitoral”.

No PC do B, Luciana Santos parte como favorita, e o grupo ainda espera a eleição de Nelson Pereira. PSC e PRB contam com as reeleições de seus únicos deputados federais pernambucos, Cadoca e Negão Abençoado, respectivamente. Já a reeleição de Eduardo da Fonte, assim como a entrada de Roberto Teixeira, são dados como certo pelo PP. “Estamos com uma expectativa otimista, e o chapão deve eleger 19 ou 20 deputados federais. E se houver uma debandada maior da oposição, poderemos até fazer o 21º”, apontou Teixeira, presidente do partido no Recife.

Do lado da oposição, cinco partidos formam a coligação Pernambuco Pode Mais, e as contas chegam a oito federais. O DEM aposta em Mendonça Filho como puxador de votos, Augusto Coutinho e na reeleição de André de Paula. “Osvaldo Coelho é um nome que também poderá contribuir”, destacou um democrata. Do lado do PSDB, Sérgio Guerra espera juntar-se à bancada, contando também com a reeleição de Bruno Araújo e Bruno Rodrigues. O PMDB nutre suas esperanças na reeleição de Raul Henry e Edgar Moury Fernandes. O PPS e o PMN consideram “difícil” ocuparem algum espaço no âmbito federal. “Estamos colocando o pessoal para renovar o plantel”, contou Jungmann.

Outros três partidos mantém suas expectativas na eleição de um nome. O PV, que saiu sozinho, almeja uma vaga, para a qual sugerem Danda Simeão ou André Lucena. O PHS, que se juntou a PSL, PSDC, PRP e PT do B, aposta suas fichas em Edmar de Oliveira, vereador do Recife. Já a coligação Um Novo Tempo (PRTB/PTN) concentra suas esperanças na cantora Shirley Carvalhaes, que segundo o vice-presidente Celso Muniz, “surpreenderá muita gente”.

Fonte: Blog da Folha

2 comentários sobre “Partidos sonham eleger 34 deputados federais. Limite é de 25. Veja os cálculos

  1. Vinicius

    Meu caro, acredito que Miguel Sales será a grande surpresa dessa Eleição, um homem sério, competente, destemido e, agora, bastante conhecido como defensor da sociedade e da justiça. Parabéns pelo Blog.

  2. Diniz K-9

    Alvinho, parabéns pelo blog. Sou leitor assíduo, pois divulgo muitas das suas matérias diariamente em meu blog. Em relação a matéria em tela, concordo com o teor, porém o que muita gente ainda não sabe é que os Policiais e Bombeiros militares estão se mobilizando em todo o Estado para a eleição de 1 Deputado Federal e 2 Estaduais, a exemplo da movimentação feita pela classe quando elegeu o Soldado Moisés com quase 60.000 votos fazendo dele na oportunidade o segundo mais votado no Estado. Dessa vez será realizada um plebiscito interno no site http://www.pmbmvotam.com.br/ para escolhermos 1 Deputado Federal e 2 Estaduais, de forma organizada e clara, tomara que dê certo, pois a classe é grande e precisa de seus representantes. O Soldado Horácio Freire desponta como nome de peso em todo o Estado e dispara na preferência dos militares estaduais pela vaga de Deputado Federal. Será uma grande e boa surpresa para todos! Que Deus nos abençôe!