Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Parlamento do Canadá é atacado por homem armado; soldado é morto nas proximidades

Um homem armado atacou o Parlamento do Canadá nesta quarta-feira, tiros irromperam perto da sala onde o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, fazia uma reunião de trabalho e um soldado foi alvejado e morto em um monumento de guerra próximo do local.

Esses incidentes, que podem ter ligação com militantes islâmicos, abalaram a normalmente tranquila capital do país. O atirador no edifício do Parlamento foi morto e Harper foi retirado em segurança do prédio.

A polícia canadense afirmou que “a esta altura” não pode confirmar se o homem que matou o soldado, que vigiava o Memorial Nacional de Guerra no centro de Ottawa, é a mesma pessoa que pouco depois atacou a sede da legislatura.

Testemunhas disseram que uma saraivada de tiros foi disparada depois que um homem armado entrou no local, perseguido pela polícia. O ataque ocorreu muito perto da sala onde Harper se reunia com membros de seu Partido Conservador, informou um ministro do governo.

“O premiê (Harper) se dirigia ao caucus (reunião partidária para definir candidaturas), e houve uma explosão alta, seguida de tiros rápidos. Todos nós nos espalhamos. Deu para perceber que era bem do lado de fora”, declarou o ministro do Conselho do Tesouro, Tony Clement, à Reuters.

Pelos relatos das testemunhas, o homem armado entrou no Parlamento, correu diante da sala onde Harper falava e foi abatido diante da entrada da biblioteca, a meros 20 metros de distância.

Harper insistiu que o governo e a legislatura devem continuar seu trabalho, disse um porta-voz.

Fonte: Reuters