Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Para petistas, choro de Dilma reforça seus vínculos com o partido

av4p2pr36xk80u4qtxctwpf0zO choro da presidenta eleita Dilma Rousseff na reunião do Diretório Nacional do PT, ontem, teve forte impacto no partido. Para dirigentes que participaram da reunião, as lágrimas de Dilma ajudaram a reforçar os vínculos dela com o PT justamente no momento em que setores do partido começavam a reclamar da falta de participação na montagem do futuro governo.

“É muito bom a presidenta criar um laço emotivo com o PT”, disse Joaquim Soriano, integrante do diretório nacional e líder da Democracia Socialista (DS), uma das principais correntes da esquerda petista.

Para o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), o choro de Dilma aproxima a imagem da presidenta eleita, tida como durona, à do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Lula falou que uma das principais diferenças entre ele e os outros que passaram pela Presidência é que ele governa com o coração. Hoje Dilma demonstrou que também vai governar com o coração”, disse Mercadante. “E o coração dela bate do lado esquerdo do peito”, completou.

De acordo com o deputado José Genoino (PT-SP), as lágrimas da presidenta significaram a gratidão de Dilma para com a militância petista, que saiu às ruas em defesa da então candidata diante da ameaça de vitória tucana no segundo turno.

“Ela nunca tinha feito uma campanha e para ela isso foi muito forte. Quem é acostumado a fazer campanha no PT sabe que nos piores momentos, quando você chega na base, sempre tem alguém que estende a mão”, disse Genoino. “Não é a palavra, é o ato. E o PT sabe entender muito bem o ato”, completou.

Para o secretário-geral do PT, José Eduardo Dutra, um dos “três porquinhos” de Dilma, a demonstração de emotividade da presidenta não é novidade. Ele viu cenas semelhantes várias vezes durante a campanha.

“Geralmente ela fazia estes comentários quando chegava no avião. Hoje ela fez uma fala de estadista, mas geralmente os estadistas são frios e ela falou com emoção”, disse ele.

Integrante do diretório nacional, Francisco Campos, um dos dirigentes que melhor conhecem os meandros do partido, considera que a emoção demonstrada por Dilma hoje ajuda a atenuar a imagem de durona criada entre a militância petista.

“O choro simbolizou toda a emoção dela diante do aconchego proporcionado pela militância, principalmente no segundo turno. Em vez daquela imagem de administradora dura, veio à tona o sentimento de mulher”, disse Campos.

Fonte: Último Segundo