Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Para FHC, Lula tem ´problema psicológico

fhcO ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP), que completou 80 anos ontem, afirmou em entrevista ao jornal “Correio Braziliense” que não sente mágoa do também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) e que se dá bem com o petista quando se encontram. Mas, segundo o tucano, a relação política entre os dois não é mais civilizada porque Lula “tem dificuldade em fazer gestos” com ele e deve ter “algum problema psicológico”.

Lula não se manifestou a respeito do aniversário de 80 anos de FHC, que ganhou um site especial para a ocasião e recebeu, inclusive, uma carta elogiosa da presidente Dilma Rousseff (PT-RS). No texto, a presidente diz que o tucano acredita no “diálogo como força motriz da política”, “foi essencial para a consolidação da democracia brasileira” e luta por seus ideais “até os dias de hoje”.

“Não escondo que nos últimos anos tivemos e mantemos opiniões diferentes, mas justamente por isso maior é a minha admiração por sua abertura ao confronto franco e respeitoso de ideias”, afirmou Dilma.

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT-SP) também afirmou que “fazia questão” de cumprimentar o ex-presidente pelo seu aniversário.

Fernando Henrique afirmou que não acha estranho a falta de comunicação com o rival político. “Ele nunca me ligou por aniversário algum. O Lula e eu, quando estamos juntos, nos damos bem. Agora, ele deve ter algum problema psicológico, tem dificuldade em fazer gestos comigo”, destacou.

FHC garantiu não estar magoado, mas lamentou a situação. “Não é que me doa. Mas, do ponto de vista do Brasil, ex-presidente é bom que tenha uma relação civilizada. Infelizmente, não pude ter uma relação mais civilizada com o Lula”, lamentou ele.

Para o ex-presidente, porém, a manifestação de Dilma sobre seus 80 anos não é uma demonstração de que ela deseja brigar com seu antecessor e aliado. “Acho que ela entendeu que era melhor a distensão de um clima crispado. Mas acho que para aí. Não acho que ela queira brigar com Lula”, acredita.

Falsa guerra

Na entrevista, o ex-presidente também afirmou que a guerra entre o PSDB e o PT – a quem chamou de “rei da infâmia” – é falsa e baseia-se essencialmente na disputa pelo poder.

Para ele, vários dos projetos de governo das duas legendas são parecidos, tanto do ponto de vista empresarial quanto o social. “O que discrepa (entre os dois partidos)? O PT mantém uma certa visão de partido, Estado e sociedade que é diferente do PSDB. O PT ainda acredita que o melhor para o país é que um partido, eles, ocupe o Estado e que o Estado mude a sociedade. O PSDB não vai nessa direção. É mais republicano, no sentido de separar mais”, disse.

Sobre a recente crise que resultou na saída de Antonio Palocci da chefia da Casa Civil, FHC afirmou que Dilma não pode ser culpada pelos acontecimentos. “Era melhor não ter perdido (um ministro-chefe), mas acontece”, disse. Segundo ele, ainda é cedo para avaliar os novos ministros do governo.

Fonte: Diário do Nordeste

Um comentário sobre “Para FHC, Lula tem ´problema psicológico

  1. SOLANGE DE DOGE

    dizer que lula tem problemas psicologico e so o que fernando henrique arrumou para falar em pleno aniversario nos pernambucanos sabemos que o louco e ele que nao tem assunto para chamar a atençao da midia e usa lula como bode espiatorio se liga fernadao revira teu passado como presidente ruim que foste e logo veras que o louco no nosso pais e voce lula enosso sangue nordestino nao costumamos ser ipocritas desejando feliz aniversario a quem nos chamam de loucos