Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Papa pede à Igreja que ‘saia da zona de conforto e promova reconciliação’

Diante de 1 milhão de fiéis reunidos em Medellín, o Papa Francisco pediu neste sábado à Igreja que se renove, deixe a zona de conforto e promova a reconciliação em países como a Colômbia, que tentam superar um conflito armado sangrento de cinco décadas.

“Como Jesus ‘chacoalhava’ os doutores da lei para que saíssem da inércia, agora também a Igreja é ‘chacoalhada’ pelo Espírito para que deixe sua zona de conforto e seus apegos. A renovação não nos deve causar medo”, disse o pontífice durante a missa em Medellín, antiga capital do narcotráfico.

“Na Colômbia, há várias situações que reclamam dos discípulos o estilo de vida de Jesus, principalmente o amor convertido em feitos de não violência, reconciliação e paz”, assinalou.

Francisco, que oficiou hoje sua terceira homilia na Colômbia, pediu aos curas e padres que se envolvam, “embora, para alguns, isto pareça se sujar ou se manchar”.

“A Igreja na Colômbia está convocada a se empenhar com mais ousadia na formação de discípulos missionários”, assinalou o Papa, de 80 anos.

“Nos é pedido crescer em ousadia, em uma coragem evangélica que brota do saber que são muitos os que têm fome, fome de Deus, fome de dignidade, porque foram despojados”.

A multidão respondeu com aplausos à pregação do primeiro papa jesuíta e latino-americano.

A visita a Medellín tem um significado especial para o papa, porque foi nesta cidade onde a hierarquia católica da América Latina se comprometeu, em 1968, com a chamada “opção preferencial pelos pobres”.

Em um encontro com padres e bispos, Francisco pediu aos membros da Igreja Católica que se abstenham de lucrar e obter benefícios materiais com seu exercício religioso.

Fonte: AFP