Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Papa Bento XVI critica ‘agressividade’ da Espanha contra normas da Igreja

06_mhb_papa-espanhaEm visita de dois dias à Espanha, o Papa Bento XVI criticou o crescimento de um sentimento “agressivo” contra a Igreja Católica no país. O pontífice disse que o anticlericalismo enfrentado na área remonta à década de 1930, período em que a Igreja sofreu uma onda de violência e de oposição quando a Espanha fazia a transição entre uma democracia instável e uma guerra civil.

– Na Espanha, nasceu uma forte, agressiva laicidade, um anticlericalismo, uma secularização, como experimentados em 1930 – disse Bento XVI.

O Papa chegou na manhã deste sábado à cidade de Santiago de Compostela, onde foi recebido pelo príncipe Felipe e a princesa Letícia. Em pronunciamento, o pontífice lembrou que o Papa João Paulo II, em sua visita à mesma cidade em 1982, enviou mensagem semelhante à Espanha e à Europa para que redescobrissem suas raízes cristãs.

– Precisamos de uma Espanha e de uma Europa preocupadas não só com as necessidades materiais das pessoas, mas com suas necessidades morais, sociais, espirituais e religiosas, visto que todos esses são requisitos genuínos à humanidade – disse Bento XVI.

Na cidade de Santiago de Compostela, o Papa disse que busca lutar contra tendências seculares como esta ao redor do mundo. Ele disse que a Espanha foi um foco em particular, devido ao importante papel que desempenhou para reavivar a fé cristã em séculos passados.

O Papa Bento XVI está na Espanha para uma visita de dois dias, que tem como objetivo restaurar a fé em um importante país ocidental. Na sexta-feira, parte do esquema de segurança montado para a viagem teve de ser alterado, depois que o delegado do Governo da Catalunha, Joan Rangel, admitiu que documentos confidenciais sobre a segurança do pontífice tinham sido perdidos.

Fonte: O Globo