Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Padres são acusados de humilharem e menosprezarem moradores de distrito de Belém de São Francisco

O pároco de Belém de São Francisco, Padre Félix, e seu auxiliar, Padre João Deoclécio, estão sendo acusados de humilharem e menosprezarem os fiéis católicos do distrito de Riacho Pequeno, município de Belém de São Francisco. Segundo denúncia encaminhada para a redação do Blog Alvinho Patriota nesta terça-feira (27) por Demétrius José dos Santos Nogueira, os dois padres magoaram os católicos do distrito durante uma reunião com cerca de 50 pessoas.

Demétrius afirma que os padres se dirigiram para os participantes da reunião com ‘palavras ofensivas e caluniadoras’, porém, não detalhou o conteúdo das ofensas. O morador de Riacho Pequeno denuncia que no dia 25 o auxiliar Pe. João Deoclécio excluiu da Benção de Natal os moradores do distrito, durante a missa transmitida pela Rádio Educadora AM.

“Conclamamos ao chefe da Igreja Católica da região ou Diocese nos procurar para melhores esclarecimentos, como ficamos não dá mais para caminharmos juntos com os dois em nossa comunidade”, declara Demétrius. A Paróquia de Belém de São Francisco faz parte da Diocese de Floresta.

Da redação do Blog Alvinho Patriota por Chico Gomes

2 comentários sobre “Padres são acusados de humilharem e menosprezarem moradores de distrito de Belém de São Francisco

  1. PADRE JOAO DEOCLÉCIO E PADRE FELIX

    CARISSIMOS IRMÃOS EM CRISTO JESUS.

    A TODOS VOCÊS, A NOSSA BÊNÇÃO EM NOME DO MENINO JESUS.

    GOSTARIAMOS DE ESCLARECER ESTE EQUIVOCO QUE ACONTECEU NOS DIAS ANTERIORES OS QUAIS FORAM COMENTADOS E REPPERCUTIDOS EM TODA A REGIÃO.

    HOUVE, NOS DIAS 16 E 17 DE DEZEMBRO DO CORRENTE ANO UMA ASSEMBLÉIA PAROQUIAL COM OS REPRESENTANTES DAS COMUNIDADES RURAIS. NAQUELE ENCONTRO REFLETIMOS SOBRE A CAMINHADA PASTORAL DE CADA COMUNIDADE PARA MELHOR DESENVOLVIMENTO PASTORAL DAS MESMAS. NESTA MESMA OCASIÃO, SUGERIMOS A IMPORTÂNCIA QUE CADA COMUNIDADE SE ORGANIZASSE COM CONSELHOS COMUNITÁRIOS E ECONOMICOS. CITAMOS ALGUNS NOMES DE COMUNIDADES QUE DE FATO AINDA NÃO TEM ESTA CAMINHADA, COMO POR EXEMPLO, A COMUNIDADE DE RIACHO PEQUENO E OUTRAS. NÃO FOI NOSSA INTENÇÃO HUMILHAR OU MENOSPREZAR ESTA COMUNIDADE, ATÉ PORQUE NOSSA MISSÃO DE PASTORES É ACOMPANHAR O REBANHO COM CARINHO E A SERVIÇO DELE, QUE É ISSO QUE ESTAMOS TENTANDO FAZER COM AMOR.
    EU, PADRE JOÃO DEOCLECIO, NA OCASIÃO DA BÊNÇAO DA FESTA DE NATAL, ESTENDI A BÊNÇÃO, ATRAVÉS DA RÁDIO EDUCADORA AM, COMO DE COSTUME, A TODOAS AS COMUNIDADES DA NOSSA QUERIDA PARÓQUIA. NÃO COSTUMO CITAR NOME DAS COMUNIDADES PARA EXATAMENTE EVITAR DE ESQUECER ALGUMAS, POIS PARA MIM TODAS TEM O MESMO VALOR E O MESMO CARINHO DE FILHAS.
    CONFORME O COMENTÁRIO BELISSIMO DE CRISTÃO COMPROMETIDO NA CAMINHADA DA IGREJA A QUAL ELE ACREDITA FEITO POR GABRIEL, ESTAMOS TOTALMENTE ABERTOS A UMA CONVERSA COM A COMUNIDADE DE RIACHO PEQUENO PARA MELHORES ESCLARECIMENTOS E ATÉ PEDIMOS DESCULPAS A TODOS PELO CONSTRAGIMENTO, PORÉM, GOSTARIAMOS DE CONVERSAR FRATERNALMENTE COM O AUTOR DESSA DENÚNCIA.DE FATO, SERIA MUITO MAIS PROVEITOSO SE FIZESSEMOS UMA CAMINHADA A PARTIR DO DIALOGO.
    FINALMENTE, AGRADECEMOS A TODOS VOCÊS PELA COMPREENSÃO E AMADURECIMENTO E FINALIZAMOS COM A BENÇÃO DO DEUS QUE É AMOR, MISERICÓRDIA E SOBRETUDO PERDÃO.

    A TODOS E SOBRETUDO AOS NOSSOS PAROQUIANOS A NOSSA JUSTIFICATIVA E O NOSSO ABRAÇO, ABERTOS PARA ACOLHER A TODOS.

    Pe. JOAO DEOCLÉCIO
    Pe. FÉLIX TENERO

  2. Gabriel

    Olá a todos os internautas, acabei de ler essa matéria e fiquei muito preocupado com o seu conteúdo, moro em Petrolina, mas acho que antes de qualquer julgamento devemos ouvir ambas as partes, sou católico e não acho que os fatos ocorreram da maneira pela qual Demétrius descreveu, pode ter ocorrido algumas mágoas, até mesmo algumas desavenças, porém, chegar ao ponto de tirar o povo do Riacho Pequeno da bênção de Natal acho que é um exagero, mas acredito que com uma boa conversa e com fé em DEUS, as indiferenças devem ser deixadas de lado por um bem maior, acredito firmemente que o que está acontecendo é falta de diálogo, mas também sei que devemos ter responsabilidade antes de vincular nomes de pessoas sérias em meios de comunicação porque todo cidadão demora toda uma vida para solidificar e construir uma reputação para de uma para outra ver tudo pelo qual lutou e construiu ser jogado assim, na lama, então dou uma sugestão ao povo do Riacho Pequeno que está se sentindo injustiçada, montem uma comissão e marquem uma reunião com os padres para resolver essas diferenças. Pergunto a todo vocês, comunidade e padres, será que é fácil ser cristão? Será que é fácil perdoar? Será que fácil ser igreja? Tá uma boa oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que aprendemos em teoria. Abraço a todos.