Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Oposição se mobiliza para que Palocci explique evolução patrimonial

904-palocci_2Os partidos de oposição, PPS, PSDB e DEM, se mobilizaram nesta terça-feira (17) para que o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, explique a evolução de seu patrimônio.

As legendas ingressaram com pedido de investigação na Procuradoria Geral da República (PGR), requerimento de convocação em comissão da Câmara dos Deputados, além de solicitar informações ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), à Receita Federal e à Controladoria Geral da União (CGU) sobre eventuais movimentações financeiras atípicas da empresa de Palocci.

A oposição se baseia em reportagem do jornal “Folha de S.Paulo” de domingo (15), que aponta que Palocci teve um aumento de patrimônio de 20 vezes entre 2006 e 2010, quando era deputado federal.

De acordo com o jornal, Palocci comprou um apartamento de luxo no bairro do Jardins, em São Paulo, por R$ 6,6 milhões, que foi registrado em nome da empresa dele em novembro de 2010. Ainda segundo o jornal, um ano antes, Palocci comprou um escritório na cidade por R$ 882 mil. O imóvel, segundo a reportagem, também foi registrado em nome de uma empresa na qual o ministro possui 99,9% do capital.

A assessoria do ministro da Casa Civil divulgou uma nota sobre a reportagem, dizendo que a evolução patrimonial de Antonio Palocci como pessoa física, consta de sua declaração de renda. O texto esclarece que as atividades da empresa eram de consultoria econômico-financeira e foram encerradas em dezembro por força da função ministerial a que Palocci se dedica hoje. E que o objeto social foi alterado, respeitando o código de ética pública, para evitar conflito de interesse com o exercício do cargo de ministro.

Investigação na PGR
O PPS entrou na tarde desta terça-feira com uma representação na PGR pedindo a abertura de inquérito para investigar a multiplicação de patrimônio. “A gravidade dessa denúncia é que ninguém do governo, até agora, sequer deu alguma informação sobre a origem desse dinheiro. Esse é o novo PT. O PT da ética de ocasião”, afirmou o líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno.

Na representação o PPS pede que o MPF investigue quem seriam os clientes da empresa, qual o faturamento, como o ministro administrava os negócios e se na época (entre 2006 e 2010) exercia o mandato de deputado federal.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou que, antes mesmo do pedido de abertura de investigação pelo PPS, já se preparava para pedir informações ao ministro sobre o seu patrimônio.

O líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO), disse que á conversou com Gurgel por telefone e pretende protocolar representação em nome do DEM, PSDB e PPS na PGR contra Palocci.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) justificou a apresentação da representação ao procurador-geral da República afirmando que o ministro Palocci precisa informar os serviços que foram prestados e quais empresas contrataram a empresa dele.

“Ninguém quer prejulgar, tenho muito respeito pelo ministro Palocci, mas é preciso que se saiba quais serviços foram prestados e as empresas que contrataram. Não há interesse em fazer movimentos para desestabilizar o governo, mas é preciso termos serenidade para aguardarmos as explicações e firmeza para cobrá-las”, afirmou Aécio.

Fonte: G1

Um comentário sobre “Oposição se mobiliza para que Palocci explique evolução patrimonial

  1. A marreta

    O Ministro Bisbilhoteiro deve estar com as barbas de molho.Se fosse um simples cidadão, que com tamanha rapidez no desenvolver sua estimada fortuna, aposto todas as minhas fichas como o famigerado FISCO ja estaria com o dito contra a parede pra explicar.Mas Ministro é ministro e o governo tenta blinda-lo pra que novos escandalos dentro do PT e seus seguidores não venham a tona.