Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Opinião: Por que Lula não visitou Salgueiro?

Por Machado Freire

Por que Lula não passou em Salgueiro, quinta-feira, e preferiu Ouricuri? O ex-presidente evitou um “reencontro” com a obra mais importante que ele tentou implantar no Nordeste, a Ferrovia Transnordestina, que está paralisada desde 2013. Na verdade, Lula e Dilma vieram a Salgueiro várias vezes, em clima de festa – entre 2010 e 2012 – para remarcar a inauguração da Transnordestina por diversas vezes.

Como um verdadeiro “sonho de uma noite de verão”, o cronograma parou de uma vez antes do final do (des)governo de Dilma, depois de uma reeleição super milionária e cheia de mistérios com o Mensalão em curso e, àquela altura, quem sabe, começava a nascer o “embrião” da Lava Jato, em Brasília.

Eram previstos R$ 4.5 bilhões para a execução do projeto da Transposição. Foram gastos mais de R$ 6 bilhões e a obra estancou em mais ou menos 50% do seu cronograma. A CSN, via Transnordestina Logística, a quem Lula confiou o projeto, com recursos do BNDES, pelo que se informa, teria dado um “trambique” de mais de R$ 400 milhões na Odebrecht, empresa que tocava a obra. Este seria o X da questão que levou o projeto (a redenção do Nordeste) ao fracasso.

Enquanto isso e, apesar de tudo, o presidente Temer está destravando o projeto da Transposição que parou várias vezes, por uma série de problemas, inclusive com uma enxurrada de processos na justiça entre as empresas que tentaram suceder a Mendes Júnior, atolada até o gogó na Lava Jato.

Aos trancos e barrancos, foi executado o Eixo Leste (sem as tomadas de derivações que atenderiam as comunidades rurais ao longo de cinco quilômetros do canal principal). Até Lula festejou a liberação das águas do São Francisco, a partir de Floresta, com destino a Paraíba, de Monteiro até Campina Grande.

Depois de mais de um ano de paralisadas, tiveram reinício as obras do Eixo Norte, que parte de Cabrobó, passa por Salgueiro e desemboca no Ceará até chegar a Fortaleza. A previsão que as obras sejam concluídas até meados de 2018.

Só que a esta altura dos acontecimentos, o Velho Chico está quase seco e espera a respirar com a execução do projeto de transposição das águas do rio Tocantins para o São Francisco, de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota, que passou a ser uma exigência número um e uma necessidade primordial para socorrer as populações localizadas abaixo da barragem de Sobradinho (que hoje tem um volume de apenas 8% do seu potencial).

Também existe uma grita infernal por água no continente do semiárido baiano, onde a seca é uma realidade histórica.

8 comentários sobre “Opinião: Por que Lula não visitou Salgueiro?

  1. Machado Freire

    Apresento minhas excusas às pessoas bem intencionadas e cultas que complartilham minhas opiniões aqui no blog.

    Inclusive àqueles que tentam (apenas tentam, pois não conseguirão jamais !) me agredir, fazendo ilações descabidas e desrespeitosas.

    Por aqui eu encerro este “papo” e mais tarde trataremos de outros temas, sempre de interesse público e com muito respeito aos conterrâneos que sempre defendi -com seriedade e respeito, ao longo de mais de 40 anos de luta política e no jornalismo.

    Entendo que o debate deve ser (sempre) muito civilizado porque o povo já vive tão expplorado e vilipendiado não merece um diálogo que não seja saudável e inteligente.

    Com muito respeito a todos internautas.

  2. José Marcelino

    Mais uma vez,o nobre repórter esta atrasado procure se informar melhor quatro patas 2015 e não 2013 outro que está no poder esta vendendo tudo e você não divulga porque é igual a ele

  3. Machado Freire

    Então, juntem-se a Lula/Dilma e concluam as obras que foram paralisadas exatamente em SETEMBRO de 2013, data em que a empreteira bateu em arribada.

    Ou busquem outro meio para conseguir emprego para os milhares de trabalhadores pais de família que estão “comendo o pão que o diabo amassou”, enquanto os irresponsáveis que arruinaram o Brasil insistem em voltar ao poder.

    Ora, foram gastos R$6 bilhoes e 300 milhões. Empresários locais apostaram no sucesso do projeto, que de fato era muito bom (caso fosse executado) e investiram em muitos negócios para o futuro.

    Como deu tudo errado, houve uma quebradeira danada, restando desemprego e muitos pontos comerciais fechados.

    Enquanto a maior fábrica de dormentes do mundo virou um “cemitério” de projeto, levaram as locomotivas e ficaram além dos trilhos amontoados perto do aeroportoo, dezenas de vagões carregados de dormentges e britgas, “perdidos nas caatincas”

    Por mais que insistam em dizer o contrário e tentarem contradizer a realidade, “contra fatos não há argumento” !

  4. iranilson rodruigues

    esse trem vai trasportar o que mesmo? vento; jumento; pedra? e ligar nada a lugar nenhum isso foi só pra esses aloprados roubarem só não ver quem e cego

  5. Miro Gomes

    Não nos visitou pq ambos os lados da política local se alinharam ao golpe jurídico-midiatico das elites. Mas, o povo salgueirense ama Lula, como td povo nordestino q mesmo sofrido sabe ser grato , possui caráter nobre e não compactua com o espirito oportunista e covarde dos lideres partidários locais.

  6. José Marcelino de Almeda

    somente fazendo uma correção ao jornalista machado que a obra não parou m 2013 como anunciado parou em 2015 com esse presidente que ai se encontra eu falo porque trabalhei na obra e fui demitido em Junho de 2015 e ainda rodou um mês