Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Leitor reclama de concurso da Secretaria de Educação de Pernambuco

reclaMuitos cidadãos sonham com a comodidade de um emprego público, no qual poderá trabalhar por longos anos. Porém nem sempre fazer concurso e passar significa necessariamente ser chamado, apesar de ter direito disso. O leitor deste blog, Danilo Ricardo Vieira, escreveu-nos um e-mail denunciando o concurso público realizado pela Secretaria de Educação de Pernambuco no ano de 2008.

Segundo o denunciante “o governo mostra-se indiferente aos aprovados e reservas. As vagas existem (e não são poucas), aprovados suficientes para essas vagas também existem (assistentes, técnicos e professores), mas o secretário insiste em colocar contratados.”, reclama.

Danilo diz que a situação dos aprovados no concurso de 2008 só será resolvida se o governador tomar uma atitude. “Basta o governo tomar a iniciativa e preencher as vagas com os concursados, essas vagas que por sinal, somos nós que temos o direito de assumir”, afirma.

As pessoas que passaram no certame e esperam o chamado desde 2008 estão frustradas com a falta de ética dos responsáveis pelo concurso. Perder horas de sono estudando, pagar a inscrição para fazer as provas, além de passagens para outras cidades e no fim das contas a incerteza se o emprego é seu ou não.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

19 comentários sobre “Leitor reclama de concurso da Secretaria de Educação de Pernambuco

  1. Everton neri

    O concurso vale até dia 17 desse mes e até agora ninguem da uma posiçao sobre novas nomeaçoes,
    fiz pra aux adm onde tinham 95 vagas, fiquei em 104 e mais de 15 pessoas nao tomaram posse das vagas, o q claramente ficou vaga sufuciente pros demais serem chamados.
    alguem tem alguma noticia?

    grato

  2. s.m.s.s.

    Alguém poderia me dá alguma noticia sobre o concurso de 2008? Estou muito agoniado sem saber de nada. Se alguém tiver noticia me avise.Pode postar aqui mesmo um comentário. Obrigada…

  3. Mônica Maria Vieira Gomes da Silva

    Obrigada, por esse espaço,Alvinho
    Sou solidária com os meus amigos de profissão,também estou esperando ser nomeada. Segundo a Srª Margareth Zaponi o concurso de 2008,foi prorrogado até 17/02/2013, espero em Deus que o nosso governador respeite nosso direito subjetivo,agindo dentro dos princípios constitucionais. Precisamos nos unir, afinal, não são poucos os esforços de quem almeja uma carreira estatutária. Um forte abraço a todos e que Deus continue derramando de suas infinitas bençãos sobre cada um.

    1. maria

      Entrei na internet e vi essa matéria, precisamos estar atento pois só foi nomeado duas pessoas. Cadê o resto dos concursados? O Governador de Pernambuco liberou, no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (28), a nomeação de candidatos aprovados no concurso público para o cargo efetivo de técnico educacional da Secretaria de Educação, tendo em vista a homologação do referido certame através da Portaria Conjunta SAD/SEE nº 021, de 17 de fevereiro de 2009.

      AGRESTE CENTRO NORTE- TORITAMA

      Técnico Educacional – Pedagogia

      MATA NORTE – CARPINA

      Professor de Química

  4. Rogério

    Realmente, é de fazer raiva. Fui aprovados como Tec. educacional para a cidade de Custódia na 5ª colocação, eram apenas 4 vagas, os 4 assumiram e fiquei como primeiro da reserva. Seis meses depois uma das empossadas pediu exoneração do carga, e dessa forma passou a existir a vaga. Já faz mais de dois anos e nada de me convocar. vai passar a validade e não vou ser chamado. Uma sacanagem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. S. M. S. S.

      Pois é colega também fui aprovada estou angustiada com essa falta de informação. Estou sempre entrando na internet mas não tem nada, ninguém fala nada é um descaso que fazem com as pessoas que precisam de um emprego. Estou aguardando uma resposta…………

  5. michell

    É realmente um descaso,pois tendo vagas a serem oculpadas por concursados, sendo preenchida por não concursados,não que os não concursados não precisam trabalhar,mas pra onde vai os concursados…

  6. Paula

    olá entrei em contato com a ouvidoria e soube que em 15 01 2011 o concurso foi prorrogado por mais dois anos quer dizer que ele EDUARDO, tem até janeiro de 2013 p chamar os classificados e aprovados, fiz p assistente educacional e fui aprovada, nem sei se ele chamou os classificados. Gostaria de quem sabe formar um grupo para reunir pessoas que estejam na mesma situação. paula-focca@bol.com.br

  7. weverson

    Fui aprovado em Ed. Física e aqui em jaboatão esta faltando professor em quase todos os colégios. Isto é uma vergonha. Alguém sabe dar mas alguma informação sobre o concurso?

  8. Suzete

    Gostaria muito de saber se o governador tem alguma resposta a respeito de possível nomeação para tecnico educacional, pois estou muito anciosa e não tenho notícias de nada nem quando termina o prazo de prorrogação do concurso de 2008.

  9. dayse

    Encontro-me solidária a esta causa, visto que, fui aprovada como tecnica educacional, e na minha cidade foram chamados 43 aprovados, destes 41 assumiram, porém já tenho informções que existem 93 tecnicos efetivos, como isto aconteceu não sei, pois passei entre as 80 primeiras pessoas aprovadas, não fui convocada, e nem colegas aprovadas em melhor classificação.Tenho conhecimento que em varias escolas vinheram tecnicas de outras cidades, porém não poderiam ter vindo, visto que não foram escritas para esta cidade, sem contar com os contratados e professores do estado que estão exercendo a função de tecnico educacional sem terem prestado o concurso.
    Porém acredito que a justiça será feita e que seremos convocados para exercer a função a qual nos escrevemos e fomos aprovados.

  10. Rafaela

    obrigado alvinho pelo grande apoio dado. São com o apoio de pessoas como vc que nos consigueremos exigir o que e nosso por direito ja que o atual e famigerado governo de EDUARDO CAMPOS trata isso com tanto descaso. Precisamos mudar a Educaçaõ de Pernambuco

  11. Rafaela

    o descaso do governo quanto a nosso nomeação e incrivel exitem muitasssssssss vagas e ele ficam preenchendo com contratados ao inves de nos nomear. Existem pessoas aprovadas no concurso e q compõem o cadastro de reserva que espera m por essa nomeação mais ao inves de convocalos eles colocam um contratado. Quanto descaso em seu EDUARDO CAMPOS isso ja se tornou vergonhoso.

  12. Leny Oliveira

    Pois é, também gostaria de saber se vai ou não vai. Se vão chamar os outros aprovados no concurso do estado/Pe de 2008 nas áreas de técnico educacional, administrativo?

    A coisa anda tão ruim nessa área de educação que a maioria das pessoas que eu conhecia e trabalhavam divinamente com educação estão todas mudando de trabalho . Eu quero ver um dia que ninguém queira trabalhar de professor como é que vai ficar? cada um que ensine seus filhos…

    Todos os jovens que me perguntam que curso seguir eu mando para outras áreas desde que não seja escola e sala de aula. E explico que se trabalhar em instituições privadas o assédio moral e a síndrome de Bornout andarão sempre montadas nas suas costas, isso se você não for espancado por alunos ou pais na escola que sempre por estresses da vida pessoal vem descontar no professor(a).

    Quando foge para concurso público: você estuda muito, passa se tiver título, espera tanto que enfarta de emoção quando é chamado ou morre de tédio de tanto esperar o ‘chamado’ isso se não descobrir que colocaram outro na sua vaga a muiiiito tempo… afff

  13. Hércules

    Esse Eduardo campos é um caso sério, ele não quer e nem vai convocar ninguém do concurso de 2008, por algumas razões muito simples:

    – prefere os temporários,pois NÃO FAZEM GREVE e se sujeitam a ensinar qualquer coisa… já vi um temporário de biologia dando aula de Física, Matemática, Química e pasmem até Artes sem nenhuma turma de Biologia ou mesmo de Ciências;

    – Os temporários são mais baratos, mesmo ganhando o mesmo salário de um concursado, pois os temporários não recebem o vale alimentação, não podem se cadastrar no SASSEPE (plano de saúde do estado), não recebem férias e não precisa pagar o mês de janeiro que não tem aula;

    – O Estado usa os professores temporários nos projetos bizonhos como “TRAVESSIA” que é um projeto pedagogicamente absurso e um exemeplo descarado de lavagem de dinheiro público… alguém já viu o contrato existente com a Fundação Roberto Marinho (leia-se REDE GLOBO), pois é com ela (a Globo) que o Estado faz esse famigerado TRAVESSIA não é preciso ir longe pra saber que tem alguma coisa errada com esse projeto, pois paga pouco mais de R$700,00 para um professor e as “capacitações” (entre áspas mesmo, pois são uma verdadeira zona)ocorrem em Hotéis 5 estrelas com diárias que custam mais de R$ 500,00, não que um professor não mereça está num hotel deste porte, mas o hotel custa mais caro do que seu salário, afinal esses capacitações duram mais de uma semana e ocorrem quase todos os meses. Mas se for falar nisso vai dá em m… pois todos devem imaginar o que ocorre com quem fala da Globo… e é assim desde a ditadura que foi a melhor coisa que ocorreu na história da Rede Globo de Televisão (se tiver dúvida pergunte a alguém da época da Ditadura o que era a Globo antes da ditadura e o que é hoje)e pra piorar este ano vai ter TRAVESSIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, mas esse é outro capitulo…

    Eu também fiz esse concurso, mas sou concursado desde de 2006 conheço essa situação, pois este ano fui professor temporário da mesma escola que eu sou concursado. Não queria ser por conta do baixo salário, mas por gostar muito da minha gestora resolvi dá uma força.

    Ao final cheguei a uma triste constatação estava ocupando a minha própria vaga de forma temporária, afinal eu fui aprovado neste concurso, numa disciplina que possui uma necessidade gigantesca (sou professor de química) e em sexto lugar.

    As esperanças são poucas, mas a luta será dura… um abraço a todos.

  14. Ana

    Pessoal, é realmente um absurdo termos que esperar tanto por algo que é nosso direito, fomos classificados o Estado dispõe de vagas e não nos convoca.Sempre escuto comentários que “vai chamar em Julho, “vai chamar em Janeiro”. Por favor somos profissionais de uma área fundamental para o desenvolvimento de um país, merecemos o mínimo de consideração.

  15. GIL GLEBSON

    COMO O GOVERNO ESPERA DAR UM SALTO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SE NO LUGAR DE PROFESSORES CAPACITADOS E APROVADOS EM CONCURSO PÚBLICO ESTÃO TRABALHANDO ESTAGIÁRIOS E CONTRATADOS POR INFLUÊNCIA POLÍTICA? VALEU O APOIO ALVINHO!!! COM FÉ EM DEUS E NOSSA MOBILIZAÇÃO IREMOS CONSEGUIR VENCER!!!!

  16. ANDRE

    TEMOS O DIREITO DE SER CHAMADOS,MAS NADA FAZ O GOVERNO A RESPEITO…
    OS APROVADOS PRECISAM SER UNIR E PROTESTAR,IR AS RUAS,FAZER TODO TIPO DE DENÚNCIA,POIS AS VAGAS EXISTEM E SÃO MUITAS E O MAIS IMPORTANTE,SÃO NOSSAS POR DIREITO.