Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Novo reajuste deixará contas de água 3,51% mais caras em Pernambuco

contaA partir do dia 20 de junho os pernambucanos vão pagar mais caro pela água que consomem ou que muitas vezes não consomem, quando ficam vários dias sem água nas torneiras. Atendendo pedido da Compesa, a Agência da Regulação de Pernambuco (Arpe) anunciou uma “revisão tarifária extraordinária”, mediante os aumentos das contas de energia elétrica e das bandeiras tarifárias instituídas pela Aneel, com reajuste de 3,51% para todo o estado. Mesmo sendo o segundo aumento do ano, a Compesa queria uma elevação de 6,76%.

De acordo com o diretor de Regulação Econômico-Financeira da Arpe, Hélio Lopes, neste reajuste será compensada a bandeira tarifária já cobrada nas contas de energia de janeiro a julho deste ano. “O impacto nas contas da Compesa com os reajustes e a bandeira tarifária foi muito grande. Em dezembro, a conta de energia deles foi R$ 11,2 milhões. Em junho, esse valor passou para 15,7 milhões. Houve um aumento de 39,60% nas despesas mensais referentes a Celpe e, com o reajuste deste mês, estamos compensando 33,45% desse valor”, explicou.

Em 20 de março deste ano a Compesa aumentou em 8,35% o valor das contas de água dos pernambucanos, com aprovação da Arpe. “No cálculo do reajuste anual, fizemos uma composição entre a inflação e os dois aumentos de energia homologados pela Aneel em fevereiro e abril deste ano, mas não tínhamos incluído as bandeiras tarifárias, porque ainda não tinha como medir o impacto real disto nas contas da Compesa. Agora, calculamos e percebemos que sem o realinhamento extraordinário, o equilíbrio financeiro da empresa poderia ser ameaçado”, disse Hélio.

Da redação do Blog Alvinho Patriota