Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Noruega é o melhor país para se viver e República Centro-Africana é o pior, diz ONU

A Noruega é mais uma vez o país onde melhor se vive no mundo, e a República Centro-Africana, o pior, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano divulgado nesta terça-feira (21/03) pela ONU, baseado em dados de 2015.

Austrália, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Cingapura, Holanda, Irlanda, Islândia e Canadá, empatada com Estados Unidos, completam os dez primeiros lugares da classificação elaborada anualmente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e que leva em conta a renda, a esperança de vida e o nível de educação.

Na lista, que inclui 188 países e faz parte do relatório sobre desenvolvimento humano apresentado ontem em Estocolmo, o Reino Unido ocupa a posição 16, à frente de Japão (17), França (21), Itália (26), Espanha (27), Chile (38), Argentina (45) e Rússia (49), dentro do grupo de 51 países de desenvolvimento muito alto. Já o Brasil ocupa a posição de número 79.

Os últimos dez países da classificação, todos africanos, são, começando pelo pior, República Centro-Africana, Níger, Chade, Burkina Fasso, Burundi, Guiné, Sudão do Sul, Moçambique, Serra Leoa e Eritreia.

A Noruega também lidera a classificação do IDH ajustado pela desigualdade interna (IHDI), uma lista na qual se destacam de forma negativa entre os países do primeiro grupo Chile, Argentina, Coreia do Sul, Estados Unidos e Israel.

O Pnud ressaltou que o IDH global melhorou mais de 20% desde 1990, 45% no caso dos países menos desenvolvidos.

Fonte: Época Negócios