Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Nasa anuncia descoberta de planeta muito parecido com a Terra

A Agência Espacial Americana anunciou, nesta quinta-feira (23), a descoberta de um planeta que seria o mais parecido com a Terra já encontrado até agora.

Irmão ou um primo mais velho. Este é o Kepler-452b. E o parentesco é com a Terra. O novo planeta descoberto pela Nasa é muito parecido com o nosso. Ele gira em torno de uma estrela também muito parecida com o Sol. E leva só um pouco mais de um ano – 385 dias – para dar uma volta completa em torno dessa estrela.

Outra semelhança: o Kepler-452b está na chamada zona habitável. Quer dizer: Nem longe e nem perto demais desse sol. Bom, e esse é o detalhe que faz toda a diferença. Os cientistas acreditam que se o sol do Kepler fica ali, numa boa distância, a temperatura por lá não deve ser fria demais, nem quente demais. E aí pode ser que esse planeta tenha água na superfície, assim como a nossa Terra. E, se existe água por lá, pode ser que exista também vida.

Mas, claro, como todo primo, tem diferença. O Kepler- 452b é 60% maior que a Terra. E o sol dele é um pouco maior e brilha mais do que o nosso.

Apesar dessas informações todas, o pessoal da Nasa ainda não sabe exatamente como é o Kepler-452b. Se lá tem oceano, árvores, algum tipo de animal. Mas eles desconfiam que o terreno por lá seja rochoso.

A Missão Kepler começou em 2009, quando um telescópio poderoso foi lançado no espaço para procurar planetas distantes. E, até agora, já confirmou a existências de mais de mil.

O Jeff Coughlin é um dos cientistas responsáveis pela missão. Ele diz que essa descoberta mostra que podem existir outros planetas. Ainda mais parecidos com a Terra. E com condições para que futuras gerações, quem sabe, possam até viver lá.

Fonte: Jornal Nacional