Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Mudanças no Proupe são discutidas na Assembleia Legislativa de Pernambuco

A Assembleia Legislativa de Pernambuco colocou em discussão uma série de mudanças no Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe). Nessa terça-feira (12), a União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) enviou Carta Aberta ao relator da medida na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ), deputado Romário Dias (PSD), com vários questionamentos a respeito da reformulação do programa.

“Entregamos uma Carta Aberta ao deputado Romário Dias, que é relator do projeto, e aos demais deputados da Comissão para que se possa mudar os pontos que não são favoráveis aos estudantes”, explica a presidente da UEP, Manuella Mirella.

De acordo com os estudantes, com as mudanças propostas pelo Poder Executivo, o Proupe muda o foco das licenciaturas para “as competências técnicas e profissionais, de nível superior, nas áreas de ciências, tecnologias, engenharias, matemática e computação”. 

A UEP é contra a redução do número de bolsas, exigência de nota mínima de 450 pontos no ENEM, entre outras alterações propostas.

Segundo o PL, a concessão de 60% das bolsas em 2018 e 2019 será feita para alunos dos cursos de Matemática, Física, Química, Biologia e afins, bem como para as engenharias, informática e estatística e tecnólogos nestas áreas.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Um comentário sobre “Mudanças no Proupe são discutidas na Assembleia Legislativa de Pernambuco

  1. Fátima Mimim

    Participamos da audiência pública ontem e em tempo,A ASSIESPE esteve com Romário.Queremos o retorno das bolsas para q o aluno do sertão tenha sua assistência educacional garantida.