Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Motorista que derrubou passarela no Rio diz que falava ao celular

O motorista do caminhão que provocou a morte de cinco pessoas, no Rio, confessou à polícia que estava ao celular na hora do acidente.

O motorista do caminhão que provocou o acidente teve uma lesão no fígado e foi transferido nesta quarta (29) para um hospital particular, onde prestou o depoimento. Luís Fernando Costa, de 30 anos, confessou à polícia que estava ao celular durante todo o percurso do caminhão na Linha Amarela. Luís Fernando disse ainda que, se tivesse percebido que a caçamba estava içada, teria estacionado o veículo.

A carreta que derrubou a passarela está à beira da Linha Amarela, coberta por uma lona. Nesta quarta, três peritos da Polícia Civil estiveram por lá durante meia hora. A polícia investiga se houve falha humana ou mecânica no içamento da caçamba. O laudo deve ficar pronto em dez dias.

Como o Jornal Nacional mostrou nesta terça, são três as etapas para fazer levantar a caçamba. É preciso pisar na embreagem, ligar a tomada de força e puxar a alavanca.

Especialistas disseram que se, por uma falha humana, o veículo partir com a tomada de força ligada, existe a possibilidade remota de o mecanismo de levantamento da caçamba ser acionado, à medida que o caminhão ganha velocidade, sem a movimentação da alavanca.

No depoimento, Luís Fernando disse que conhecia as três etapas de acionamento da caçamba, mas não disse nada sobre a hipótese de ter feito o trajeto com a tomada de força ligada. Para o motorista, o acidente aconteceu por causa de um conserto mal feito na caixa de marcha, que é acoplada à bomba hidráulica.

Segundo o depoimento, o caminhão voltou a circular na segunda-feira, um dia antes do acidente. O chefe da mecânica, o gerente operacional da empresa, o motorista que utilizou o caminhão antes de Luís Fernando e o colega com quem ele estava ao telefone serão chamados para depor.

“Vamos verificar a hipótese de ter havido um reflexo deste problema da caixa de marcha no sistema de bomba hidráulica. Pessoal da empresa Arco da Aliança, esta semana eles ainda vão comparecer aqui na sede policial”, afirmou o delegado assistente Fábio Asty.

O Jornal Nacional tentou contato com a empresa Arco da Aliança, dona do caminhão, mas não teve retorno. A quinta vítima do acidente morreu na manhã desta quarta. Três feridos já estão fora de perigo.

Fonte: Jornal Nacional

Um comentário sobre “Motorista que derrubou passarela no Rio diz que falava ao celular

  1. José Carlos

    E engraçado como este tipo de acidente acontece em todo o Brasil e a culpa e sempre do motorista desatento ou no caso que falava ao celular.
    Pergunto onde esta a ABNT, para neste caso exigir um mecanismo que só funcione com o veiculo parado ou em baixa velocidade com travas de segurança ou qualquer outra coisa.
    Mas vamos que vamos, o interessante e que a empresa que comercializa este sistema faz algo que funciona perfeitamente muito bem, lembremos todos os acidentes que ocorreram no Brasil nos últimos anos.